O público presente no Royal International Air Tattoo, tradicional evento aeronáutico organizado de 15 a 17 de julho em Fairford (Reino Unido), se impressionou com a demonstração do Leonardo C-27J Spartan feita por uma tripulação do Reparto Sperimentale Volo (RSV), a unidade de ensaios em voo da Força Aérea Italiana.
Aproveitando as excepcionais características de manobrabilidade da aeronave bimotora de transporte tático multiemprego desenvolvida na Itália, a tripulação do RSV fez uma série de acrobacias que garantiu o troféu ‘The Sir Douglas Bader’ pela melhor demonstração solo de todo o evento. Essa é a terceira vez que o RSV ganha o prêmio pela perícia e técnica demonstradas no voo de acrobacia com o C-27J. As duas ocasiões anteriores foram em 2011 e 2013.
Com capacidade de pouso curto em pistas não pavimentadas, o C-27J for projetado para operações táticas em ambientes extremos em termos de temperatura e umidade, de -55ºC a +50ºC. Em locais muito alto e quentes, que afetam a eficiência dos motores, consegue excelente desempenho mesmo com grande quantidade de cargas.
A capacidade multiemprego é demonstrada na facilidade do embarque e desembarque de cargas e na reconfiguração da cabine principal para o transporte de passageiros, VIP ou para cumprir missões de evacuação aeromédica. No Peru, por exemplo, durante a crise sanitária do coronavirus, a frota de C-27J do país foi fundamental para conectar o país transportando pacientes e insumos.
Mais de 100 exemplares foram produzidos e vendidos para 16 operadores nos cinco continentes.
Uma resposta
Douglas Bader, piloto da 2ªGM c/ uma história muito interessante, p/ dizer o mínimo, atualmente há várias críticas a seu caráter, mas como piloto e depois de abatido, como um prisioneiro que tentou várias fugas, deve ser respeitado. Existe um filme da década de 50 que conta sua história – ‘Reach for the Sky’ – e logicamente tem que se dar um desconto na veracidade de certas coisas, mas creio que vale a pena assitir.