Em fevereiro de 2016, um avião C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um acidente (colapso do trem de pouso) durante um pouso no aeroporto de Surucucu, município de Alto Alegre (Roraima). Felizmente sem vítimas ou feridos de maior gravidade.
A redação de T&D recebeu nesta segunda-feira (05/02) via whatsapp, fotos que estão circulando nas redes sociais mostrando detalhes da aeronave acidentada, que aparece na sequência de cliques já totalmente canibalizada, provavelmente para fornecer peças e sobressalentes às outras aeronaves do mesmo tipo em uso na FAB.
O avião está semi-desmontado e acondicionado sobre “pranchas”, embalado para transporte, porém, com as asas ainda montadas. Não se sabe a data correta em que esses registros foram feitos, mas parece recente.
A Força Aérea Brasileira comprou um total de 12 aeronaves CASA C-295 em 2005, visando a substituição dos veneráveis C-115 Búfalo.
A primeira aeronave C-105 Amazonas (designação na FAB), de matrícula FAB 2800 foi recebida no Brasil no dia 16 de outubro de 2006.
A aeronave acidentada, que acredita-se, deva ser irrecuperável frente ao custo, ostenta a matrícula FAB 2808.