No período de 1º a 18 de novembro do corrente ano, o 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BI Mec), de Campinas (SP), por intermédio do Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU), conduziu a capacitação tática e técnica de combate em área urbana para subunidades operacionais das Forças Tarefas (FT) do 25º, 26º e 27º Batalhões de Infantaria Paraquedista, FORPRON do Exército.
Durante três semanas, em quatro intensas jornadas de trabalho, as tropas paraquedistas realizaram os seguintes treinamentos: combate em recinto confinado; combate em área subterrânea; técnicas de progressão em área urbana; patrulhamento ostensivo a pé, mecanizado e motorizado; tiro de combate; e operações ofensivas e defensivas em ambiente urbano. Ao final das jornadas, foi realizado o Exercício Punhal, de investimento à localidade simulada, valor pelotão e companhia – operações ofensivas.
A atividade teve por finalidade contribuir com o adestramento das tropas paraquedistas e a transmissão das mais atuais técnicas, táticas e procedimentos (TTP) doutrinários do combate em área urbana.
O CIOU foi criado em 2006, com a proposta de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento da doutrina militar terrestre, no emprego de pequenas frações, em operações de garantia da lei e da ordem e em combate regular em área urbana, e auxiliou na preparação e capacitação de tropas do Exército que foram empregadas nas Operações de Pacificação e Intervenção Federal, ocorridas no Rio de Janeiro, além da preparação das tropas que realizaram a segurança da visita do Papa, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Fonte: 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado