Entre os dias 22 e 26 de abril, a 4ª Brigada de Infantaria Leve -Montanha (4ª Bda Inf L -Mth) conduziu o acampamento da Fase de Instrução Individual Básica.
De forma centralizada, todos os soldados incorporados na Guarnição de Juiz de Fora executaram jornadas de instrução.
O Exercício foi coordenado pelo comando da Brigada, entretanto todas as organizações militares de Juiz de Fora montaram suas áreas de estacionamento no Campo de Instrução, adestrando suas capacidades de desdobramento no terreno.
O acampamento centralizado foi idealizado visando à padronização da instrução individual básica, a economia de meios e a diminuição do impacto sobre o meio ambiente.
Foram 384 soldados do efetivo variável submetidos às instruções de técnica de sobrevivência, de orientação em campanha, de progressão em combate, de primeiros-socorros em campanha, de combate a baioneta e de transposição de curso d’água.
Além disso, atributos da área afetiva, como coragem, liderança, abnegação, camaradagem e espírito de corpo foram desenvolvidos, tudo com a finalidade de compor os ingredientes da formação de espírito do combatente de montanha, que será reforçado quando da realização do Estágio Básico do Combatente de Montanha.