Brasil sediará exercício multinacional Cooperación em 2026

Com foco no desenvolvimento de doutrinas e na padronização de procedimentos e táticas para atuação conjunta em catástrofes naturais, de terremotos e incêndios a alagamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) sediará, em 2026, na Base Aérea de Campo Grande, o Exercício Combinado Cooperación XI.

Promovido pelo Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), o exercício teve sua última edição realizada no Peru, em 2023, com a participação de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Honduras, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Alguns países empregaram aeronaves, como a FAB, que participou com um KC-390 e um SC-105.

Em 2023, ao longo de 12 dias, foram treinadas atuações conjuntas em cenários de terremoto e inundações, incluindo missões de evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte logístico, combate a incêndios e outras. Na ocasião, foi realizado um treinamento interagência, resultando na criação do manual de operações aéreas combinadas para ajuda humanitária.

Vários países da região colaboram mutuamente em situações de calamidade das mais diversas naturezas. Esse tipo de exercício contribui para aprimorar técnicas já consolidadas e assegurar a continuidade das lições aprendidas em situações reais.

APOIO TÉCNICO

Em exercícios dessa natureza, que envolvem a participação de centenas de militares de diferentes países, o apoio logístico aos estrangeiros é um ponto crucial para que o treinamento transcorra da melhor forma possível, atingindo todos os seus objetivos.

A coordenação e a supervisão de serviços em apoio a operações aéreas estratégicas, transporte de pessoal, hospedagem, documentação, abastecimento, apoio às aeronaves no aeródromo, entre outros, devem ser executadas por uma equipe profissional e experiente, capaz de garantir a eficiência e a viabilidade do trabalho das delegações internacionais.

O Brasil, que possui amplo conhecimento na realização de exercícios multinacionais, sediou, nos últimos anos, grandes eventos como a Cruzex Flight 2024, o EXCON Tápio 2025, o CORE e a Cúpula do G20, entre outros. Entre as empresas que prestam esse tipo de serviço, destaca-se a JETEX, que participou de todos esses eventos e também apoiará o Exercício Combinado Cooperación XI em 2026.

COMPARTILHE

Uma resposta

  1. A dimensão continental do Brasil, precisamos de mais caças modernos, e submarino nuclear, andei estudando o submarino convencional levaria 15 dias do 1° DN até a Amazônia e o submarino nuclear 3 dias, o caça Gripen é o caça mais moderno do Brasil em tecnologia, sou brasileiro gosto de ver Navios, submarino e aviões e fico orgulhoso como brasileiro ver a Embraer exportando aviões para vários países, tenho 71 anos , mais servi o Exército Regimento Sampaio hoje virou Batalhão.
    abraços à todos.
    Rufino Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *