Na manhã do dia 22 de julho, durante cerimônia solene de ativação do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha da Namíbia, o comandante geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, foi convidado, na presença do presidente da República da Namíbia, Hage Geingob, a realizar a entrega do primeiro estandarte a ser utilizado pelo jovem Corpo de Combatentes Anfíbios, o mais recente CFN criado no mundo.
O ato simbólico ratifica o excelente trabalho, realizado pelo Brasil, de cooperação no desenvolvimento da Marinha da Namíbia, iniciado na década de 90 com intercâmbios e cursos ministrados em território brasileiro e também com apoio técnico em adestramentos.
A Marinha do Brasil mantém permanentemente, desde 2009, um grupo de assessoramento técnico no país composto por militares Fuzileiros Navais e da Armada.
O estandarte foi idealizado e sugerido pelo grupo de assessores Fuzileiros Navais brasileiros presentes no país e aceito pelo então nomeado comandante geral do CFN da Namíbia, capitão-de-mar-e-guerra (N) Appolos Ndaitwa Haimbala.
O evento também contou com a presença do embaixador do Brasil, Eduardo Carvalho, e autoridades namibianas, como o Ministro da Defesa, Penda Ya Ndakolo, e o comandante da Marinha, Peter Hafene Vilho.
Ivan Plavetz