Boxer 8X8 para Portugal

Aurélio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*)

Na semana passada, durante a 26th annual International Armoured Vehicles Conference (IAVC), realizada no Reino Unido, o Estado-Maior do Exército Português (EP), no âmbito da iniciativa Força Terrestre 2045, confirmou os planos de aquisição da viatura blindada 8X8 Boxer, produzido na Alemanha pelo consórcio ARTEC, formado pela KNDS Deutschland (KNDS DE) e Rheinmetall, como parte da ampla modernização e reforço das Forças Armadas.

De fato, o EP tem uma necessidade urgente de substituir suas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) M113A2 e para isso necessita de noventa Boxer 8×8. Além disso, pelo menos alguns dos M113 mais antigos não serão sucateados, pois está previsto que sejam convertidos em veículos robóticos controlados remotamente para uso como plataformas de apoio logístico e evacuação médica.

A versão do Boxer pretendida pelo EP é a de combate de infantaria, que é armada com um canhão de 30x173mm, mas ainda não definida se utilizara uma torre tripulada ou não, como, como a RCT30. O canhão, de alta precisão, será capaz de disparar munições de fragmentação aérea, que podem detonar sobre trincheiras inimigas.

O Boxer está equipado com sistemas eletro-ópticos de vigilância e controle de tiro de última geração, com capacidades de busca e destruição de alvos, representando um enorme avanço tecnológico e operacional em relação aos sistemas atualmente utilizados pela infantaria mecanizada e motorizada portuguesa.


FUNDOS DA SAFE

Para este programa, o Ministério da Defesa em Lisboa deverá alocar 1,35 mil milhões de euros, que serão financiados através de empréstimos subsidiados pela Security Action for Europe (SAFE), o fundo lançado pela Comissão Europeia e aprovado pelo Parlamento para apoiar o reforço e a modernização das Forças Armadas Europeias, apoiando o setor industrial do “Velho Continente” e promovendo a aquisição de sistemas de armamento e equipamento em setores específicos.

A aquisição das viaturas 8X8 Boxer terão como objetivo preparar o EP para suportar confrontos de alta intensidade e fortalecer as novas Brigadas Médias, que combinarão as capacidades das atuais Brigadas de Intervenção e Mecanizadas, constituindo a ponta de lança das Forças Armadas em um futuro próximo.

Nas fileiras do Exército, os novos veículos de combate de infantaria Boxer se juntarão aos aproximadamente 190 veículos viaturas 8X8 Pandur II, que continuarão a desempenhar as funções de transporte de tropas e apoio que desempenham atualmente, mas que passarão por um programa de modernização e atualização.


(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *