BOPE recebe três blindados do Exército, que recuperou e entregou mais três a CORE

Nesta quarta-feira (28/03), ocorreu a cerimônia de entrega dos três blindados ENGESA EE-11 Urutu doados pelo Exército Brasileiro ao Batalhão de Operações Policiais Especiais, BOPE (PMERJ).

Também foram entregues, após uma completa reconstrução e revisão geral, os blindados Paramoult Maverick e TCT Rhinus Combat da CORE (PCERJ), que estavam parados por falta de manutenção (três no total).

Participaram da entrega dos veículos o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o interventor federal, general Braga Netto, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Claudio Laviano.

Os blindados EE-11 Urutus, que eram brancos, foram repintados de preto, cor usada pelo Bope, ocasião em que também receberam a aplicação de um material antichamas. Esses carros também possuem controle interno de temperatura (ar-condicionado) e os pneus, do tipo comercial usados em caminhões pesados, receberam um sistema de auto-enchimento que dá uma autonomia maior caso eles sejam atingidos por tiros (run flat tires).

Os veículos da Core, de modelo sul-africano Maverick e TCT Rhinus Combat, este fabricado no Brasil, também foram adaptados com as mesmas tecnologias.

Todos eles passaram por recuperação das partes mecânicas, suspensão e lanternagem.

Além dos blindados, as polícias também poderão contar com uma carreta (prancha) para realizar o transporte dos veículos, duas viaturas destinadas à escola de formação de motoristas e cinco motocicletas para emprego por batedores e apoio.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

DISPONÍVEL