Boeing e Saab revelam aeronave para competir no T-X da USAF

0
2530
(Imagem: Divulgação)

A  Boeing e a parceira Saab, no âmbito do programa T-X da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), revelaram ontem (13) o primeiro dos dois aviões de desenvolvimento correspondentes à competição.

De acordo com as fabricantes, a aeronave apresenta vantagens em performance, acessibilidade e manteneabilidade de acordo com os requisitos da concorrência.

O T-X da Boeing/Saab é uma aeronave desenvolvida especificamente para que a USAF empregue em missões de treinamento avançado. Segundo as companhias, o T-X é uma aeronave projetada para evoluir na medida que as tecnologias, missões e necessidades de formação forem evoluindo.

Leanne Caret, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security, disse que o T-X é a escolha certa para treinar pilotos das próximas gerações.

O Boeing/Saab T-X possui apenas um motor, superfícies verticais de cauda duplas, assentos em tandem e um avançado cockpit de treinamento. O T-X terá um sistema de treinamento baseado em terra no estado-da-arte e design caracterizado pela facilidade de manutenção e suporte operacional de longo prazo.

Håkan Buskhe, presidente e CEO da Saab, expressou que a participação da companhia no T-X é uma grande honra considerando-se a magnitude do programa. “Nós temos a melhor solução graças à cooperação e estratégia planejada desde o inicio”.

O objetivo do programa T-X é substituir os veteranos Northrop T-38 da USAF. A fase  Capacidade Operacional Inicial (IOC conforme sigla em inglês) está prevista para 2024.

Ivan Plavetz