A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro recebeu nessa sexta-feira, 11 de fevereiro, o Leonardo Helicopters AW119Kx Koala que foi incorporado pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) para cumprir as missões de combate ao crime, apoio em operações policiais, missões humanitárias e logísticas.
Comprada com recursos da intervenção federal, ocorrida no Rio de Janeiro no período de 16 de fevereiro a 31 de dezembro de 2018, junto com um AW169, o helicóptero chegou ao país em março de 2021 depois de ser transladado em voo da fábrica da Leonardo Helicopters na Filadélfia (EUA).
O exemplar, matriculado PR-JPC, passou por um processo de instalação de sistemas de apoio para a missão policial, incluindo placas de blindagens para proteção dos pilotos e da tripulação durante os sobrevoos no Rio de Janeiro. Esses trabalhos foram executados pela empresa gaúcha Aeromot, situada em Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.
O AW169 já foi produzido nas instalações da empresa em Varese, na Itália, esperando que a entrega aconteça nos próximos meses.
Uma resposta
Excelente máquina! Seria perfeita para as Forças armadas brasileiras, no lugar dos esquilos!