Avibras e IMBEL desenvolverão Sistema Integrado para Artilharia

0
2471
Imagem 1 Avibras-IMBEL-SITUA
(Imagem: IMBEL)

A Avibras Industria Aeroespacial, de São José dos Campos (SP), e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), com sede em Brasília (DF), celebraram, nas dependências da IMBEL, a assinatura de um Memorando de Entendimento visando desenvolvimento conjunto de um Sistema Integrado Tático Universal para Artilharia.

O sistema visa revitalizar artilharia de tubo do Exército Brasileiro por meio da implementação de modernos equipamentos computacionais para cálculos de tiro, equipamentos de comunicação, modernos meios de geolocalização e busca de alvos.

Somando suas competências e excelência de suas engenharias, as empresas trabalharão juntas para oferecer um produto de grande eficiência operacional e de baixo custo, que poderá ser integrado em grupos de artilharia que empregam tanto obuses modernos quanto os mais antigos, além de poder ser utilizado também com morteiros.

Imagem 2 Avibras-IMBEL-SITUA
O presidente da Avibras Sami Hassuani (à esquerda) e o diretor-presidente da IMBEL, general Celso José Tiago, assinam Memorando de Entendimento. (Imagem: IMBEL)

De acordo com os planos, o novo sistema terá elevado índice de nacionalização e tecnologia desenvolvida pelas duas empresas, gerando empregos de alta especialização e renda para o País, já que existem reais possibilidades de exportação de tal sistema.

Ivan Plavetz