
A Avibras Industria Aeroespacial, de São José dos Campos (SP), e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), com sede em Brasília (DF), celebraram, nas dependências da IMBEL, a assinatura de um Memorando de Entendimento visando desenvolvimento conjunto de um Sistema Integrado Tático Universal para Artilharia.
O sistema visa revitalizar artilharia de tubo do Exército Brasileiro por meio da implementação de modernos equipamentos computacionais para cálculos de tiro, equipamentos de comunicação, modernos meios de geolocalização e busca de alvos.
Somando suas competências e excelência de suas engenharias, as empresas trabalharão juntas para oferecer um produto de grande eficiência operacional e de baixo custo, que poderá ser integrado em grupos de artilharia que empregam tanto obuses modernos quanto os mais antigos, além de poder ser utilizado também com morteiros.

De acordo com os planos, o novo sistema terá elevado índice de nacionalização e tecnologia desenvolvida pelas duas empresas, gerando empregos de alta especialização e renda para o País, já que existem reais possibilidades de exportação de tal sistema.
Ivan Plavetz