O demonstrador de tecnologia Mitsubishi X-2 do futuro avião de combate de 5ª geração desenvolvido no Japão decolou pela primeira vez partindo do Aeroporto Internacional de Nagoya na semana passada.
A aeronave executou operações básicas durante a surtida inaugural incluindo subida, descida e curvas informou a Mitsubishi Heavy Industries (MHI). Depois do voo experimental o piloto de provas da MHI relatou que o X-2 apresentou-se extremamente estável e o seu manejo foi idêntico ao verificado nas simulações pré-voo.
A MHI informou que o X-2 é um protótipo de avião stealth (furtivo), o primeiro do Japão que reúne tecnologias que impedem sua detecção por radares e engenharia que permite alta-manobrabilidade. A companhia afirmou que esse protótipo integra estrutura, motores, equipamentos e sistemas avançados adaptáveis nos futuros aviões de combate.
A MHI está trabalhando no projeto a sete anos com colaboração de 220 companhias japonesas. A Acquisition Technology & Logistics Agency (ALTA) também está desempenhando importante papel no programa exercendo a função de supervisora.
Anteriormente designado ATD-X, foi planejado para auxiliar o Japão explorar avançadas tecnologias aplicadas em aviões de combate como furtividade, empuxo vetorado, sensores de ultima geração e datalinks. Ele não está sendo desenvolvido para ser produzido em série e colocado em operação regular, e sim, para que o país oriental adquira know-how para aplica-lo em futuros programas de aviões de combate.
Impulsionado por dois motores IHI XF5-1, o X-2 é pequeno se comparado aos padrões existentes entre os aviões de sua classe. Ele possui comprimento de 14,2 metros e envergadura de 9,1 metros.
Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global