AV-MTC ar-terra CONFIRMADO em vídeo! Míssil de Cruzeiro aerolançável da Avibras!

Em sete de março de 2019 este articulista recebeu “dica” de uma fonte na Base Aérea de Canoas (RS) sobre um teste “secreto” realizado naquela OM visando o desenvolvimento de uma nova arma estratégica brasileira.

Naquele dia aconteceu o teste do novíssimo míssil de cruzeiro da Avibras, o AV-MTC, em sua versão ar-terra (lançada do ar), instalado no center line (cabide central) de uma caça Northrop F-5EM Tiger II da Força Aérea Brasileira, lotado no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV).

Antiga configuração do míssil, já modificada

Na ocasião, este articulista enviou questionamento a Força Aérea Brasileira por e-mail, que ficou sem resposta, ao menos com relação as nossas perguntas, pois no mesmo dia a Força emitiu uma comunicação interna recomendando reforço nas medidas restritivas para pessoas estranhas ao serviço nos pátios operacionais das bases aéreas, realizando fotos.

Este articulista recebeu este documento de outra fonte dentro da FAB, comprovando que a dica da fonte na base aérea era verdadeira.

No entanto, a fonte original, por receio de ter algum problema com a FAB, não enviou as fotos que obteve do míssil de manejo (mock-up), pintado em cor laranja e denominado CAES 06.

O míssil AV-MTC na sua versão aerolançável: poder estratégico incomparável.

Mas jornalistas não desistem.

No dia sete de maio, o Ministério da Defesa publicou um vídeo no youtube sobre os primeiros 100 dias de Governo, com relação a Defesa do Brasil.

Aos cinco minutos e cinco segundos, lá está, nítida e cristalina, a foto do AV-MTC ar-terra aerolançável, sendo instalado no cabide central do F-5EM do Pampa.

Letalidade Aumentada

O AV-MTC lançado do ar se converte em formidável ameaça continental, já que a aeronave lançadora pode voar até a fronteira de um País “inimigo”, realizar uma penetração supersônica de curto alcance (arrancada), e lançar o míssil de grande altitude, o que amplia seu alcance exponencialmente.

O míssil tem um padrão de voo a cerca de 200 metros de alturau menos, usando os contornos do terreno para mascarar sua rota e assim dificultar sobremaneira sua derrubada pela AAAe inimiga.

Lançado do ar, um ataque pode vir de diversas direções, em ondas de saturação, destruindo alvos estratégicos como refinarias de petróleo, estações geradoras/retransmissoras de energia elétrica, centrais de comunicações, usinas de tratamento de água, pátios logísticos, entroncamentos ferroviários, concentrações de veículos e tropas antes de serem mobilizadas, e claro, unidades capitais e integrantes do Governo e Cúpula Militar inimigas.

O AV-MTC pode cumprir todas estas missões, e muitas outras, lançado pelos Astros 2020, em sua versão terrestre, ou na sua modalidade aerolançável, sendo integrado ao F-5EM/FM, A-1 AMX e futuramente, Gripen E/F.

Não se sabe quando os testes em voo serão realizados, mas é razoável supor que antes de 2020 nenhum disparo deverá acontecer.

O teste realizado em Canoas verificou a compatibilidade aerodinâmica da instalação, e sua viabilidade com relação aos engates, conexões e reserva de energia para possibilitar a “conversa” entre o computador do míssil e sistema de navegação do caça, antes do disparo.

Mais detalhes deverão aparecer em breve, e assim que a redação os receber serão publicados.

COMPARTILHE

Resposta de 0

  1. Os aventureiros socialistas vão baixar a cabeça e obdecer o império das américas. Ao menos o espírito que existia no Brasil de potência no período imperial pouco antes de seu golpe será renascido. Esta na hora do Brasil entrar no grupo dos que mandam e parar de ser os que obedecem

    1. Não sou socialista mas Brasileiro, querer o melhor para nosso povo,manter nossa soberania e nos livrar dos julgo dos insolentes, dos que acha-o que nos podem dobrar. Nos levantaremos Esta na hora do Brasil entrar no grupo dos que mandam e parar de ser os que obedecem.Ao menos o espírito que existia no Brasil de potência no período imperial pouco antes de seu golpe será renascido

  2. Não sou socialista mas Brasileiro, querer o melhor para nosso povo,manter nossa soberania e nos livrar dos julgo dos insolentes, dos que acha-o que nos podem dobrar. Nos levantaremos Esta na hora do Brasil entrar no grupo dos que mandam e parar de ser os que obedecem.Ao menos o espírito que existia no Brasil de potência no período imperial pouco antes de seu golpe será renascido

  3. “Este míssil utilizou o F-5EM apenas para a abertura do envelope para o voo supersônico, nada mais além disto… O míssil está previsto ser lançado de terra, embarcado ou de helicópteros. O resto é especulação”.
    Segundo essa mesma fonte “O assunto era para ser reservado e notícias como estas não servem ao país, pois o míssil, apesar de ser um projeto, ainda está em fase de avaliação e de desenvolvimento”.

    Algumas dúvidas ficaram nesse esclarecimento.
    1- Que míssil é esse que atinge velocidade hipersônica?
    Pois sabe-se que o MT-300 em velocidade de cruzeiro tem velocidade subsônica?
    2- Que míssil é esse que está previsto para ser lançado de terra, mar e Helicópteros?
    E que helicóptero nacional é capaz de disparar um míssil tão grande ?
    3- É um novo projeto nacional ?
    Por fim, quero realmente acreditar que seja a versão aérea do MT-300 e que a nota da FAB não passa de contra inteligência.
    Talvez esteja aí o motivo do cancelamento do projeto MAR-01, sendo essa “nova” versão do MT-300 dotada do radar passivo do MAR-01 para ataque a alvos em movimento (quem sabe uma evolução passiva/ativa do radar inicial do MAR).
    Ficaram mais duvidas que explicações.
    A única coisa boa dessa desinformação sediada é saber que o “novo” míssil já está com sua versão Mar/terra em desenvolvimento.
    Obs: comprar o Taurus Keped para dotar os Gripens é uma tremenda burrada.
    Pois podem utilizar as verbas para término desse projeto nacional!
    Vamos esperar para realmente termos uma informação crível do órgãos competentes.
    Parabéns a T&D pelo furo da informação e tino investigativo !
    Pena não termos transparência merecida pelos órgãos competentes.

    1. Foxtrot, ninguém disse hipersônico. Para começar. O míssil é o mesmo, AV-MTC (H-225M pode disparar).

      Sim, é contra inteligência, pois verificar envelope supersônico você usa ONERA, TsIAgi e outros excelentes túneis de vento ao redor do globo.

      A própria reação do militar em questão comprova tudo que foi noticiado.

      Quanto a colocar o finado MAR-1 na mesma cena do crime AV-MTC, calma – uma coisa de cada vez…..

  4. Se é um projeto ou teste secreto, assim deve permanecer. Jornalista que busca ‘furo’ como esse devia ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional por liberar informação sensível.

    1. Ou seja,vamos prender todo mundo no Ministério da Defesa? Quem soltou a foto foi o MD. Eu fiz o meu trabalho, tão bem feito, que mobilizou todo o setor esse fim de semana. Agradeço sua crítica, mas ela não diz nada. Foi o tempo que se podia ameaçar jornalistas. Isso não voltará NUNCA mais a acontecer.

  5. Entregando Alcântara, Hornet do pré-sal, pressao avaliado em 14 trilhões de dólares, destruindo a educação do país, entregaram o nosso nióbio a Inglaterra, desrespeitaram a constituição através do general Villas Boas, espero que essa modernidade tão rápida em sem dia de um desgoverno que se submete ao imperialismo, onde o chefe da nação bate continência para outra nação e sendo humilhado daquela forma e continua buscando essa nação, espero que essa modernidade, de repente, não seja para agredir nações ao redor como a Venezuela que está lutando pela sua independência.

  6. Temos ciências ! Vamos lutar com quem? Pois o mundo ama o Brasil , temos de dar um exemplo bom, e esse não é o caminho ! Concordam..

  7. Já estava mais do que na hora de se preocupar com a segurança do nosso país e suas riquezas. Parabéns a FAB e a saudosa Base Aérea de Canoas, onde tive a honra de servir. SENTA A PÚA!

  8. vamos acabar com a corrupção forçando o legislativo, a elaborar leis duras para fraudadores, aí vai sobrar recurso para investir mais no poder bélico brasileiro.

  9. Poxa! ainda vai levar um tempo pra ser realidade,hein!??Isso se esses malditos políticos não sugarem todo o orçamento destinado ao projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *