Austrália inicia construção da Classe Arafura

Os navios de patrulha oceânica Classe Arafura (OPV Class) começam a serem construídos oficialmente no Osborne Naval Shipyard (SA).

Nomeado como Classe “Mar de Arafura“, essa distinção reconhece as operações duradouras da real marinha daquele País nas abordagens marítimas do norte da Austrália.

O programa de construção da nova frota de embarcações de patrulhamento offshore da Austrália foi lançado no estaleiro naval Osborne, localizado em Adelaide.

Os OPVs são um importante primeiro passo na estratégia de construção naval contínua da Austrália, com a construção começando em Adelaide, antes de transferir-se para a Austrália Ocidental quando o programa Future Frigate for iniciado no sul da Austrália em 2020.

A construção dos OPVs no Osborne Naval Shipyard garantirá que a força de trabalho e infra-estrutura de construção naval permaneçam engajadas até o início da construção da Fragata do Futuro.

Após um processo de avaliação competitiva, o governo australiano selecionou a empresa Lurssen (Alemanha) como projetista dos OPVs.

Trabalhando em parceria com a ASC, sediada em Adelaide, a Lursen deverá construir os dois primeiros OPVs, e a Austal e Civmec, com sede em Perth, trabalharão para construir os 10 novos navios restantes.

Os OPVs terão 80 metros de comprimento, com um deslocamento de 1.700 toneladas e um calado de 4 metros.

Eles serão equipados com uma arma naval de 40 mm para autoproteção, 2x fast boat de 3 x 8,4 m (interceptação e interdição), sensores de última geração e sistemas de comando e comunicação que permitirão operar em conjunto com as embarcações da Força de Fronteira Australiana, outras unidades da Australian Defense Forces (ADF) e aliados.

A tripulação de cada Classe Arafura será composta de uma equipe de 40 militares em sua formação básica.

Os navios podem ir mais longe e permanecer no mar por mais tempo que os navios que estavam substituindo, da Classe Armidale.

O HMAS Broome, Classe Armidale.

O primeiro Classe Arafura deve entrar em serviço em 2021.

O programa está estimado em cerca de US $ 4 bilhões e criará mais de 400 empregos, além de oportunidades adicionais na cadeia de fornecimento para empresas sul-australianas.

A Saab Australia, com sede em Adelaide, foi selecionada para fornecer o sistema de gerenciamento de combate nos OPVs, criando centenas de empregos de defesa de alta tecnologia.

Doze navios serão construídos no total para substituir os 13 barcos de patrulha da Classe Armidale existentes.

Os OPVs aumentarão a capacidade das Forças de Defesa Australianas de apoiar a segurança das fronteiras, a proteção dos recursos marítimos e as operações militares de patrulha e resposta.

Type Offshore Patrol Vessel (OPV)
Roles
  • Maritime border patrol
  • Maritime constabulary roles including interdiction
  • Fisheries patrol
  • Humanitarian and disaster relief
  • Minehunting
  • Hydrographic Survey
Builder Luerssen Australia and Civmec
Displacement 1,640 tonnes
Length 80 metres
Beam 13 metres
Draught 4 metres
Propulsion 2 x 8,500KW diesel engines
Speed 20 knots (maximum)
Range 4,000 nautical miles
Boats
  • 2 x 8.5 metre sea boats (side launched)
  • 1 x 10.5 metre sea boat (stern launched)
Weapons
  • 40mm gun
  • 2 x 50 calibre machine guns
Company 40 crew with accommodation for up to 60 personnel

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Após um breve período de calmaria, que parecia que a tragédia ambiental no Sul estava chegando ao seu final, uma...

Comentários

DISPONÍVEL