Atividades de certificação do AW609

0
2189
(Imagem: Leonardo-Finmeccanica)

A italiana Leonardo-Finmeccanica anunciou que o primeiro voo do protótipo da aeronave tilt-rotor AW609, que aconteceu hoje na Filadélfia, Estados Unidos. Dessa forma está sendo retomada a campanha de testes do modelo. O plano de voo do AW609 partiu de Arlington, incluiu pernoite em Huntsville, Alabama, antes de alcançar a Filadélfia na quarta-feira (10).

Com a industrialização em curso, a Leonardo-Finmeccanica está expandindo o programa do AW 609 para incluir as instalações da companhia localizadas na Filadélfia, antecipando a progressão na direção da produção e certificação pela Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos. As instalações da Leonardo-Finmeccanica na Itália, Reino Unido e Polônia, continuam participando de etapas críticas de produção da aeronave.

O novo protótipo empregado em testes de voo será relocado para a Itália, enquanto outro recentemente fabricado e testado em solo virá do velho continente. Um terceiro AW609 será montado na Filadélfia e destacado para continuar o programa de ensaios nos Estados Unidos a partir de 2017. A certificação da aeronave está sendo planejada para 2018.

De acordo com a Leonardo-Finmeccanica, as características de voo únicas do AW609 combinam qualidades dos helicópteros com as das aeronaves de asas fixas. Ele pode voar em condições meteorológicas desfavoráveis, entre seis e nove ocupantes a bordo ou com uma combinação de pacientes e atendentes médicos quando configurado para MEDEVAC (evacuação aeromédica). O interior do AW609 é pressurizado e a performance equivale à de um turboélice convencional.

Conforme a empresa, aproximadamente 60 AW609 estão sendo negociados com potenciais usuários de diversas partes do mundo incluindo os Emirados Árabes Unidos (UAE conforme sigla em inglês) que pretendem seis aeronaves (três delas na condição de opção) para suas Forças Armadas.

Ivan Plavetz