Nova estrutura conta com plataformas de ensaios, treinamentos e simulações referentes aos sistemas de tráfego aéreo
A Atech, empresa do Grupo Embraer, inaugura o Lab.Tech – Laboratório de Simulação, Ensaios e Treinamento, uma nova área dentro das instalações da empresa no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que passa a concentrar as atividades de ensaios, treinamentos e programas de simulação dos sistemas desenvolvidos pela empresa.
O evento de inauguração foi nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, com a presença de autoridades civis e militares, entre elas representantes do PAME (Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro), do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo).
Com o Lab.Tech, a empresa passa a contar também com um ambiente dedicado e específico para a realização das calibrações do módulo AMAN (Arrival Management) do SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações e Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional). O SAGITARIO é o sistema desenvolvido e implantado pela Atech no Brasil para operação e controle do tráfego aéreo, estando, hoje, presente em 15 centros de controle de voo.
O AMAN (Arrival Management) é uma ferramenta que utiliza informações de posição das aeronaves derivadas dos sistemas de vigilância ATS, das cartas de navegação aérea e dos planos de voo, a fim de estabelecer a sequência lógica de aproximação das aeronaves para um determinado aeroporto.
Essa ferramenta já está sendo utilizada pelo Controle de Aproximação de Curitiba, Brasília e Belo Horizonte como ferramenta para auxílio à tomada de decisão no sequenciamento do trafego aéreo que se destina e está prevista a sua instalação nos Controles de Aproximação do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2018.
A ocorrência de eventos técnicos e operacionais, como por exemplo mudanças nos procedimentos de navegação em área, podem exigir calibrações das funcionalidades do módulo AMAN. Isso acontece quando uma nova norma de tráfego aéreo é definida pelos órgãos governamentais, como foi o caso de recente reestruturação da circulação aérea na região sul do país, em vigor desde outubro de 2017, com a implantação da Navegação Baseada em Performance (PBN), propondo melhorias para o usuário do espaço aéreo, tais como o encurtamento das trajetórias, reduzindo o tempo de translado das aeronaves, um menor consumo de combustível e a otimização dos gastos relativos aos voos.
Essa plataforma exclusiva permitirá a realização dos ajustes no Módulo AMAN, testes de calibração e a geração de voos simulados com a participação dos controladores de trafego aéreo dos centros de controle, para assegurar a correta operacionalidade desse módulo, mantendo a performance dentro dos padrões operacionais adotados pelos centros de controle.
O Lab.Tech conta ainda com o Sistema PLATAO (Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional), um sistema de simulação de controle do espaço aéreo, desenvolvido e concluído pela Atech em 2016, em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira), para capacitar e reciclar os conhecimentos e habilidades dos controladores de tráfego aéreo. O PLATAO é uma plataforma moderna e robusta, que permite a geração de cenários complexos, tais como comunicação por enlace de dados entre controlador e piloto e o rastreamento de aeronaves com novas tecnologias.