Astronauta Marcos Pontes e o voo de Ayrton Senna em Anápolis

O primeiro e até o momento único astronauta brasileiro,  tenente-coronel Marcos Pontes, esteve presente em Anápolis para participar do 1º Seminário de Defesa de Goiás, ocasião em que recebeu uma ilustração do artista de Aviation Art Marco Aurélio do Couto Ramos retratando a efeméride dos 30 anos do voo de Ayrton Sena a bordo de um Dassault Mirage IIID biplace em 29 de abril de 1989.

Marcos Pontes apresentou a palestra “É possível! Como transformar seus sonhos em realidade”. Ayrton Senna é citado como exemplo de quem acreditou nos sonhos com determinação, vontade de vencer e garra, muita garra.

https://www.youtube.com/watch?v=Qzmtsb3NT8w

Senna supersônico no Delta francês

Aficionado pela velocidade, o piloto teve a oportunidade de voar com a Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo de uma aeronave de caça Dassault Mirage IIID do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

O DASSAULT MIRAGE III-DBR é um avião supersônico, asa em formato de delta, com capacidade para dois tripulantes, destinado a missões de treinamento, interceptação, reconhecimento, combate aéreo, bombardeio e ataque ao solo.

Voou pela primeira vez em 1959, sendo produzido sob licença na Austrália e na Suíça. O “Mirage”, primeiro avião supersônico operado pela Força Aérea Brasileira, atuou na defesa do espaço aéreo brasileiro, realizando interceptações e uma variada gama de missões, de 1972 a 2005.

O coronel-aviadoavia hoje militar da reserva, foi o comandante do voo de Ayrton Senna em Anápolis (1989). “Eu quero sentir a velocidade”, conta o militar sobre o pedido do ídolo das corridas antes do voo. Clique para ouvir a entrevista.

Esse voo completará 30 anos em 2019.

A dupla voou o Mirage IIID bliplace matrícula FAB 4904, atualmente preservado no acervo do Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro.

O exemplar em exposição realizou um voo com o Campeão Mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna da Silva em 29 de abril de 1989.

Missão Cumprida! Foto: Roberto Valadares Caiafa 

COMPARTILHE