Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont.

0
2016
A exposição ficará em cartaz no Salão Nobre do Arquivo Nacional, no período de 29 de novembro a 31 de Janeiro de 2018, das 10h às 17h.

O Centro de Documentação da Aeronáutica – CENDOC, responsável pelo Patrimônio Documental da Aeronáutica, apresenta no Arquivo Nacional a Exposição “Asas Que Protegem o País – Tributo a Santos Dumont”.

No mês de novembro de 1907, voou pela primeira vez em público o segundo avião de Santos Dumont, descrito como leve, prático e transportável, o Demoiselle ou Libéllule.

Os T-27 Tucano da AFA na formação “Diamantão”.

Em alusão a data, o CENDOC idealizou uma exposição que exibirá uma réplica da aeronave em tamanho natural que possui condições de voo; pertencente ao Instituto Fernando de Arruda Botelho.

A Mostra contará com uma maquete artística do aeróstato que contornou a Torre Eiffel em 1901, com o qual o inventor provou, definitivamente, a dirigibilidade dos balões;  além de reunir recortes de jornais autênticos que foram colecionados pelo próprio aviador com notícias a respeito de seus inventos na época e que estão sob custódia desta Unidade.

Silhueta de caça Northrop F-5EM.

O CENDOC é o órgão Central de Documentação, responsável pelo Recolhimento dos documentos de guarda permanente do Comando da Aeronáutica, caracterizados pelo valor Histórico, Probatório e Informativo que os Acervos possuem.

Ainda – em homenagem ao Pai da Aviação – que é, também,  Patrono da Força Aérea Brasileira, será apresentado um acervo inédito de fotografias premiadas no Brasil e exterior, produzidas pelo Centro de Comunicação Social – CECOMSAER e de autoria do considerado Mestre da Fotografia de Aviação Brasileira, 1º Sargento Johnson Barros.

H60 em formação de ataque. (Premiado com menção honrosa no Concurso da Revista Aviation Week nos EUA e menção honrosa no Concurso da Revista Vertical Magazine no Canadá).

A exposição ficará em cartaz no Salão Nobre do Arquivo Nacional, no período de 29 de novembro de 2017 a 31 de Janeiro de 2018, das 10h às 17h.