As comunicações via satélite das Forças Armadas da Alemanha

A Airbus Defence & Space irá prestar serviços de comunicações via satélites comerciais para as Forças Armadas da Alemanha durante um período de sete anos e meio.

O contrato de € 113.8 milhões foi assinado com a agência BAAINBw, organismo do governo alemão responsável pelos processos de contratação de natureza militar. Desde 2006 a Airbus D&S já presta alguns serviços de comunicações via satélite para as Forças Armadas da Alemanha.

O contrato plurianual inclui provisões para acesso seletivo à transponders das bandas “C” e “Ku” que são usados numa variedade de aplicações incluindo conexões de dados e voz na Alemanha incluindo entre bases e entre navios da Marinha.

A Airbus D&S também foi contratada recentemente para operações envolvendo os satélites militares COMSATBw1 e COMSATBw 2, bem como para operações de teleportagem e rede associada em Weilheim, Alemanha.

De acordo com a Airbus D&S, o emprego combinado de satélites militares com comunicações comerciais “satcom” proporcionará para as Forças Armadas da Alemanha maiores capacidades de troca de informações por voz e vídeo, bem como acesso à bases de dados e IP (Internet Protocol) através de um caminho sem dependência de ativos individuais.

Evert Dudok, diretor de negócios da linha de comunicações, inteligência e segurança da Airbus D&S, destaca que comunicações via satélite são indispensáveis para modernas Forças Armadas com vistas a conectar os ambientes operacionais com o país em ocasiões em que esses ambientes estejam além de suas fronteiras.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE