Artilharia Autopropulsada do Exército Brasileiro embarca em Pensacola (USA)

Dando continuidade às entregas do Programa Estratégico do Exército Brasileiro Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), foram embarcados no navio de transporte Ocean Giant, no Porto de Pensacola, na Flórida (EUA), 56 obuseiros autopropulsados M109A5 e 40 veículos blindados de transporte de munição e remuniciamento M992A2.

Esses equipamentos militares colocados à disposição para doação pelas Forças Armadas dos EUA, através do programa Foreign Military Sales (vendas militares para o exterior), tiveram como origem o Sierra Army Depot.

https://www.youtube.com/watch?v=kLmrR1TVY7M

Também estão sendo transportados para o Brasil 28 tubos de 155 mm do tipo M284, compatíveis com os M109A5.

A dupla M109A5 + M992A2 em combate funciona com a primeira atirando e a segunda repondo a munição, transportada acondicionada em compartimentos especiais protegidos por blindagem.

Uma inovação em termos de Exército Brasileiro, já que não foram adquiridas viaturas remuniciadora quando da compra dos antigos M109A3 de origem belga.

Esse embarque deverá partir no dia treze de setembro, com chegada prevista ao porto de Paranaguá (Paraná), ao final da primeira semana de outubro próximo.

Após o desembarque, os veículos deverão ser encaminhados ao Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) para revisão, pintura no padrão regulamentar do Exército Brasileiro e redistribuição as unidades operadoras.

A composição da frota de obuseiros autopropulsados M109, descartando-se os M109A3 dessa equação deverá ficar com a seguinte dotação: sessenta exemplares M109A5 sem modernização, e trinta e duas unidades M109A5+BR modernizadas pela BAE Systems América.

Oito exemplares para desmontagem e fornecimento de peças (dois entregues em abril de 2016), fazem parte do primeiro lote adquirido.

O segundo lote, com sessenta exemplares, já anotou a entrega, revisão e pintura, mais disparo/batismo de fogo, de quatro unidades.

As 56 restantes estão a bordo do Giant Ocean a caminho do Brasil.

A reportagem de T&D está verificando qual destino será dado aos M109A3 existentes nos GAC AP equipados com esse material.

Não se sabe ainda se serão desmontados para fornecimento de peças, padronizando assim toda a frota com o modelo M109A5, ou se serão mantidos em serviço como material de treinamento, por exemplo.

Quanto aos 56 exemplares do 2º lote, também não se apurou ainda quantos serão colocados em serviço, ou se alguns também serão desmontados para fornecimento de peças e componentes.

No cenário mais otimista, o EB teria uma frota formada por um núcleo de 32 unidades de ponta M109A5+BR, totalizando 92 M109A5 em serviço, caso ocorra à padronização.

Na atualidade, o Exército Brasileiro alinha 37 unidades operacionais do M109A3 adquiridas originalmente do Exército Belga.

COMPARTILHE