O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) sediou, de 26 a 28 de novembro, a XV Reunião de Operadores de Turbinas Rolls-Royce da América do Sul, que reuniu representantes da Marinha do Brasil (MB), da Armada da Argentina (ARA), da Marinha da Grécia e da empresa Rolls-Royce.
No primeiro dia, foi realizado o I Fórum sobre Manutenção de Turbinas a Gás, no Auditório do AMRJ, com a participação de empresas nacionais e estrangeiras, que apresentaram propostas para o fornecimento de serviços para a manutenção das turbinas a gás Tyne e Olympus, de fabricação Rolls-Royce, focando no aperfeiçoamento do estado operacional dos navios.
Os outros dois dias foram dedicados à leitura da ata do encontro anterior, seguida de apresentações técnicas da Marinha do Brasil, da Armada da Argentina, da Marinha da Grécia e da Rolls-Royce, com discussões e elaboração da ata da reunião.
Desde 2004, a MB, a ARA e a Armada do Chile (ARCH) realizam ações para possibilitar o apoio técnico e logístico das turbinas a gás “Tyne” e “Olympus”, por meio do intercâmbio técnico de pessoal. Este ano, a empresa ARCH não conseguiu enviar representantes, e a Marinha da Grécia, que participava das reuniões como convidada, tornou-se membro permanente.