No dia 12 de julho, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizou uma formatura para marcar a entrega de um lote de 34 unidades do morteiro médio antecarga 81 mm (Mrt Me ACg 81 mm) para o Exército Brasileiro.
Este é o primeiro lote de um conjunto de três que estão previstos serem entregues neste ano, para serem distribuídos as unidades de Infantaria e Cavalaria, em diversos comandos militares de área.
O Mrt Me ACg 81 mm AGR é inteiramente nacional, sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e fabricado pelo AGR. É uma arma de tiro indireto, adequada ao emprego em todos os tipos de combate, especialmente como apoio de fogo às unidades de infantaria, cavalaria, paraquedistas.
O morteiro é composto de tubo-canhão, placa-base e reparo-bipé, e tem como principais características: 41,4 kgf de peso total, considerado um baixo peso; possui alcance máximo de 6.000 m; é extremamente preciso e de fácil manejo; e tem a capacidade de operar em elevadas cadências de tiro, assim como em condições topográficas adversas.
É importante destacar que o Brasil domina completamente o ciclo de desenvolvimento e produção de morteiros, produzindo nos calibres 60, 81 e 120mm, além de suas munições, garantindo a independência nesta área. Como diz o lema da Diretoria de Fabricação (DF): “PRODUZINDO SOBERANIA”.
Com informações e imagens do Arsenal de Guerra do Rio
Respostas de 3
Parabéns exército brasileiros por mais um reforço pra infantaria artilharia de campanha que o brasileiros precisando muito
É usado no pel Cav Mec e Pel apoio das Cia Infa
Parabéns ao Arsenal de Guerra do Rio, Trabalho fantástico e Indispensável.
Que mantenham um Alto Número desse Armamento
em Estoque de Reservas