Argentina tem novo ministro da Defesa

0
1936
Imagem 1 e 2  Argentina-NovoMin.Def-2
Julio Martinez assume o Ministério da Defesa da Argentina. (Imagem: Imprensa Oficial)

O novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou seu novo gabinete na semana passada logo após a vitória nas urnas. Entre os nomeados, figura Julio Martinez, que irá substituir Agustín Rossi no Ministério da Defesa.

Martinez ocupa atualmente a vice-presidência do comitê de defesa da Câmara dos Deputados, tendo ocupado a cadeira de presidente antes de assumir esse último cargo. Martinez sempre foi um contumaz crítico da política de defesa da atual presidente Cristina Fernandez Kirchner.

Imagem 3  Argentina-NovoMin.Def
Substiutir os Mirages da FAA será um dos maiores desafios do novo ministro. (Imagem: Força Aérea da Argentina)

Martinez assumirá o comando da política de defesa da Argentina em um momento desafiador. As condições em que as Forças Armadas se encontram, incluindo a debilitada operacionalidade dos seus meios de ação, será um dos maiores desafios para o novo ministro da Defesa argentino.

Em especial, os contínuos adiamentos do programa de substituição dos aviões de combate Mirage da Força Aérea da Argentina (FAA) esta comprometendo seriamente a defesa aérea do país. Vale lembrar que as ultimas unidades da frota de Mirages da FAA despediram-se  oficialmente do serviço ativo no último domingo (29) durante cerimônia ocorrida na Base Aérea de Tandil. Esses jatos supersônicos ficaram em atividade por 43 anos e fizeram história durante a Guerra das Malvinas em 1982.

Ivan Plavetz