Argentina retoma projeto da bomba planadora Dardo

Santiago Rivas (*)

A Força Aérea Argentina (FAA), por meio do Centro de Pesquisa Aplicada (CIA) da Direção Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (DGID) e do Centro de Testes de Voo (CEV), retomou os trabalhos de desenvolvimento da bomba planadora FAS 850 Dardo, que estava praticamente parada por uma década. O primeiro passo foi iniciar os testes de voo com um invólucro de bomba inerte montado em um dos suportes inferiores da asa do protótipo Pampa III de matrícula EX-03, que realizou um voo com ele e um contêiner equipado com câmeras para avaliar o desempenho da bomba montada no suporte da aeronave.

O objetivo é continuar com estes testes em 2025 e visar o lançamento de bombas inertes e sem motor para avaliar a sua separação da aeronave, o que nos permitiria continuar com a próxima etapa de lançamento de bombas motorizadas e suas orientações e sistemas finalmente bombas com carga explosiva.

A bomba Dardo, hoje na sua variante Dardo III, deriva do desenvolvimento da Dardo I iniciado na década de 1980, que era uma bomba convencional equipada com motor foguete para lhe dar maior penetração, da qual apenas alguns protótipos foram feitos. Este trabalho levou ao desenvolvimento, no final da década de 90, do Dardo II, que era uma bomba planadora, com novo casco de secção retangular e duas asas desdobráveis, com sistema de orientação GPS, que começou a ser testada a bordo no início do novo milénio. o Mirage IIIC, matrícula C-717, que operava o Centro de Testes de Armamentos e Sistemas Operacionais (CEASO) na Área de Material de Río Cuarto.

Os primeiros testes do Dardo II no Mirage IIIC C-717

Após 2001 e por um período o programa foi suspenso até por volta de 2007 o programa foi retomado avaliando o porte da bomba no McDonnell Douglas A-4AR Fightinghawk, da FAA, e no Dassault Super Etendard, da Armada Argentina.

Em 2011 foi exibido um protótipo chamado FAS-850 Dardo 2-B, que era um projétil para carregar internamente uma bomba Mk.82 ou um Expal BK-BR de 500 libras, e um navegador inercial e um detonador de proximidade Doppler FAS 1020 projetado pelo DGID foram adicionados à orientação GPS. Além disso, a designação do alvo poderia ser antes da missão ou durante o voo antes do lançamento. O alcance era de até 60 quilômetros, com altura de lançamento de até 40.000 pés e velocidade de lançamento de até Mach 0,9. Junto com ele foi apresentado o Dardo 2-C, movido por uma pequena turbina, utilizando inicialmente um APU retirado de uma aeronave Mirage, o que lhe conferia um alcance de até 200 quilômetros.

Posteriormente, o Dardo 2-C foi renomeado como Dardo III, enquanto o Dardo 2-B permaneceu como Dardo 2, embora em 2012 o desenvolvimento tenha parado completamente.

Agora, com o objetivo de retomar seu desenvolvimento, iniciou-se a referida integração no Pampa III, enquanto se especula sobre a obtenção de autorização dos Estados Unidos para poder integrá-lo ao F-16 quando chegarem ao país, o que será não será fácil de alcançar. Porém, caso a integração ao Pampa seja conseguida e iniciada a produção em série de bombas, seria alcançada uma capacidade interessante para a aeronave, que lhe permitiria atacar alvos com precisão e a grande distância, sem se expor às defesas antiaéreas inimigas.

Dardo II-B no SIMPRODE 2011

(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina

 

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