Por Santiago Rivas (*)
O governo argentino aprovou, através da decisão administrativa 1277/2021, de 28 de dezembro de 2021, os recursos para a compra de dois helicópteros Sikorsky SH-3H Sea King com o objetivo de reforçar a frota do 2º Esquadrilha Aeronaval de Helicópteros (EAH2), para missões de emprego geral.
A licitação pública nº 01/21 foi vencida pela empresa Carson Helicopters, dos Estados Unidos, que fornecerá os helicópteros, junto com cursos de capacitação técnica de manutenção para oito pessoas e fornecimento de peças de reposição e equipamentos relacionados, para o prazo de dois anos e 500 horas de operação por aeronave, mais curso de adaptação de modelo para dois pilotos.
Os helicópteros serão entregues após serem escolhidos e modernizados, com novos aviônicos, sendo que o valor da operação é de US$ 12.835.000,00.
Atualmente, o EAH2 possui seis Sea King em operação, sendo quatro Sikorsky UH-3H e dois Agusta-Sikorsky AS-61D, que são usados para apoiar atividades na Antártica, operações com à Frota e à Infantaria da Marinha. Os dois modelos italianos mantêm certa capacidade de guerra antissubmarino e antinavio, tendo sido modificados para lançar mísseis AM39 Exocet.
(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina
Uma resposta
Vão colocar vinho novo em odre velho .