ARES realiza curso de operação e manutenção do Sistema ATENA

A brasileira Ares realizou um Treinamento de Operação e Manutenção do Sistema de Combate ATENA, envolvendo 35 alunos destacados a bordo do Navio Escola Brasil (NE Brasil).

O treinamento, conduzido pela equipe de Suporte Logístico Integrado da ARES, capacitou os alunos para a realização de operações integradas com outros sistemas de combate e navegação, além do manuseio do próprio ATENA.

O curso foi divido em módulos práticos e teóricos e incluiu também uma visita as dependências da Ares, possibilitando aos alunos conhecer o laboratório eletro-optrônico e a linha de produção da empresa.

Os alunos do NE Brasil junto com o ATENA nas instalações da ARES.

O Sistema de Combate ATENA foi totalmente entregue à Marinha do Brasil em 2014 com a capacidade de prover o comando e controle de armamento de tubo automatizado, monitoramento dos sensores de navegação e envio e recepção de informações de alvo, autotracking e saída externa de vídeo para outros monitores (consoles), constituindo-se assim na opção principal em embarcações de pequeno porte ou sistema de combate auxiliar em grandes navios.

No momento o projeto está sofrendo uma modificação técnica para atender os requisitos do novo canhão (40mm fogo rápido automatizado) a ser instalado nos navios Classe Macaé, navios Classe Grajau e Fragata Classe Niterói, além do NE Brasil.

Pessoal técnico da ARES e alunos do NE Brasil.

As novas instalações da ATENA nos navios da Marinha estão previstas para acontecer ao longo do segundo semestre de 2017 e ano de 2018.

Roberto Caiafa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE