A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai injetar R$ 44,8 milhões para a promoção internacional de produtos e serviços de sete setores da economia brasileira: implementos rodoviários, energia, engenharia, laticínios, calçados, componentes para couros e defesa.
Os convênios serão assinados em cerimônia que será realizada amanhã, na cidade de São Paulo. O investimento total, somando a participação das entidades representativas dos setores alcança R$ 69,9 milhões. Além do presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, o evento terá a presença dos presidentes das entidades parceiras e empresários dos setores contemplados.
Dos sete projetos, três serão renovados e terão duração de dois anos. Os outros quatro são novas parcerias firmadas pela Agência com foco na ampliação da base exportadora do país.
Entre as parcerias a serem renovadas estão aquelas com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), que, juntas, exportaram US$ 6 bilhões em 2015. Entre os novos setores estão a Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). A expectativa é que, juntos, os novos setores exportem cerca de US$ 410 milhões.
Renovando parcerias
No setor de Defesa e Segurança, a ABIMDE mantém parceria com a Apex-Brasil há mais de oito anos. Tal parceria tem contribuído para o fortalecimento da BID (Base Industrial de Defesa), sendo responsável por projetar as empresas brasileiras no exterior.
A ABIMDE tem cerca de 220 associadas e por ano participa de seis a oito grandes feiras internacionais em parceria com a Apex-Brasil. Em oito anos, a ABIMDE já participou dos mais importantes eventos do setor de Defesa e Segurança, nos quais estiveram presentes 60 diferentes empresas. Além disso, em conjunto com a Apex-Brasil e o Ministério da Defesa, a ABIMDE criou a Mostra da Base Industrial de Defesa, feira bianual realizada em Brasília (DF) voltada para empresas nacionais que desejam exibir seis produtos e serviços para os Adidos Militares estrangeiros acreditados no Brasil.
“A Apex-Brasil é uma importante parceira do setor de Defesa e atua em conjunto com a ABIMDE para conquistarmos cada vez mais negócios para as empresas nacionais. O apoio da entidade é fundamental para levarmos nossos produtos e tecnologias para outros países. Isso fortalece a presença da BID no mercado, ressalta o valor e a capacidade das nossas empresas, além de promover excelentes contatos comerciais para elas”, destacou o vice-presidente executivo da ABIMDE, Carlos Afonso Pierantoni Gambôa.
O projeto setorial existe desde 2006 e foi responsável por exportações que alcançaram a cifra de US$ 3,8 bilhões em 2015. A meta é elevar o patamar para US$ 4,4 bilhões até 2017, ampliar as empresas atendidas de 70 para 90. Os mercados prioritários do projeto são Chile, Colômbia, Peru, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Malásia, tendo como mercados secundários e também importantes Estados Unidos, Venezuela, Catar, Paquistão, Alemanha e Angola.
“A indústria de defesa e segurança brasileira tem muito a oferecer em soluções de ponta para o mundo e com a parceria da Apex-Brasil vamos garantir que cada vez mais nossos empresários tenham condições de demonstrar a força da nossa nação”, concluiu o Pierantoni.
Ivan Plavetz