A ALTAVE, uma líder em soluções de monitoramento inteligente, foi uma das empresas selecionadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), junto ao Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para projetos de inovação no setor de defesa. Essa subvenção visa fomentar a inovação na Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
O projeto intitulado Sistema de Monitoramento Persistente com Unidades Táticas tem por objetivo revolucionar o panorama da segurança por meio do desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente de grandes áreas. A iniciativa, avaliada e escolhida pelos órgãos governamentais envolvidos, destina-se a proporcionar um salto qualitativo no monitoramento, saindo do modelo tradicional de análise manual para uma abordagem automatizada e contínua.
O sistema proposto pela ALTAVE se destaca por sua capacidade de monitorar grandes áreas, evitando falhas humanas e emitindo alertas em tempo real. A partir de sensores de captação de luz diurna, altamente sensíveis para exposições noturnas, o sistema é projetado para detectar ameaças em pontos de interesse de forma ajustável às detecções automáticas.
O projeto inclui a implementação de um software sofisticado, capaz de identificar pessoas e veículos, inserindo caixas de detecção precisas. O monitoramento inteligente permitirá o gerenciamento remoto, controle e configuração do sistema, com uma interface capaz de lidar com múltiplas instâncias simultâneas, fornecendo também a geolocalização das imagens visualizadas. Destinado à instalação em ativos elevados tanto em ambientes urbanos quanto em áreas remotas, o projeto visa não apenas aumentar a eficiência das operações, mas também alinhar-se às demandas contemporâneas de defesa e segurança.
“Estamos entusiasmados por fazermos parte de mais essa seleção e podermos contribuir com o desenvolvimento da indústria e das capacidades brasileiras. Esse projeto representa um avanço significativo nas capacidades de monitoramento de defesa e segurança. Estamos comprometidos em fornecer soluções inovadoras que atendam e superem as expectativas do MD, do MCTI e da FINEP”, afirmou Leonardo Nogueira, diretor de Marketing e Vendas da ALTAVE.
Fonte: ALTAVE