Alemanha encomenda mais obuseiros autopropulsados PzH 2000

O Escritório Federal de Equipamento, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço das Forças Armadas da Alemanha (BAAINBw) concedeu a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) um contrato para a produção de dez novas viaturas blindadas autopropulsadas PzH 2000. Estes substituirão os exemplares que foram recentemente entregues à Ucrânia como parte das operações de apoio militar.

As duas partes assinaram o acordo contratual em Berlim no dia de ontem, 29 de março, com a entrega dos sistemas programada para começar em 2025. O acordo também inclui opções para o produção de um total de 18 PzH 2000 adicionais, em três lotes de seis sistemas.

PzH 2000

O  Panzerhaubitze (PzH) 2000 é um obuseiro autopropulsado sobre lagartas, de 57 toneladas, desenvolvido em meados dos anos 90 pelas empresas (KMW) e Rheinmetall para o Exército Alemão (Deutsches Heer), sendo considerado um dos mais modernos sistemas de artilharia atualmente em operação.

Está equipado com um obuseiro Rh-L52, de 155 mm e 52 calibres, com alcance máximo de 30 a 36 km com munição padrão, de 40 a 47 km com munição do tipo ERFB-BB (Extended Range Full Bore – Base Bleed), e 67 km com projéteis assistidos. Possui sistema de remuniciamento automático, que permite uma tripulação reduzida para cinco militares (mas podendo ser operado apenas por três) e com cadência de disparos entre 10 e 13 tiros por minuto, mas que pode ser utilizado na modalidade chamada de “atire e fuja”, disparando uma salva de três tiros em 10 segundos e evadindo da posição, evitando o fogo de contrabateria.

Atualmente está em uso nos exércitos da Alemanha, Catar, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Países Baixos e Ucrânia, sendo que já participou de combates no Afeganistão e na atual invasão russa na Ucrânia.

PzH 200 em ação na Ucrânia

Com informações da Krauss-Maffei Wegmann

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *