Alameda dos Blindados no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Es).

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No histórico aquartelamento do 15º R C Mec, uma frota de veículos blindados utilizados pelo Exército Brasileiro (e pela unidade), durante a 2ª Guerra Mundial, encontram-se preservados.

ESPAÇO CULTURAL ALAMEDA DOS BLINDADOS

15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Es), localizado na Vila Militar, no Rio de Janeiro, é conhecido historicamente como “Regimento General Pitaluga“.

Atualmente, está vinculado ao Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, servindo como batalhão preparatório de Cavalaria e como unidade de pronto-emprego.

No histórico aquartelamento, uma frota de veículos blindados utilizados pelo Exército Brasileiro (e pela unidade), durante a 2ª Guerra Mundial, encontram-se preservados.

Com a participação de algumas entidades e parceiros civis, foi inaugurada na 2ª semana de janeiro a “Alameda dos Blindados” do 15º R C Mec (Es).

Um M-8 Greyhound 6×6 em diorama representando as operações na Itália com a Força Expedicionária Brasileira recorda a primeira e única unidade a operá-los em guerra, o  1º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado da Força Expedicionária Brasileira (1944/45).

Treze destes veículos  representaram a Cavalaria de Osório, muito embora existissem 15, sendo que dois estavam indisponíveis logo no início da campanha, um deles foi atingido na traseira por um tiro de bazuca alemã, comprometendo-o seriamente, mas a tripulação nada sofreu.

Armado com um canhão de 37 mm e duas metralhadoras .30, sua blindagem variava de 0,8 a 1,5 cm de espessura, guarnição de 4 homens, sendo considerado pelos seus operadores como um carro não muito confortável, apesar de confiável.

No acervo também estão em exibição um carro de combate leve M-41C Caxias, derivado do Walker Buldog (Guerra da Coréia).

O exemplar em exposição é da série modernizada pela empresa Bernardini na década de 1980 do século passado com novo motor Scania e canhão de 90 mm tubo longo. granadas fumígenas e nova torre com acréscimo de blindagem e um novo “cesto”.

Outra atração é um meia-lagarta de reconhecimento M2 Half Track e o M3A1 Scout Car (sua versão sobre rodas), um clássico da 2ª Guerra Mundial que foi empregado em praticamente todos os teatros de operações dos Aliados.

M2 Half Track – Trata-se de um veículo semi-lagarta, baseado em um caminhão, usando esse arranjo para permitir melhor locomoção em terrenos acidentados/off road.

O M2-A1/M3A1 foi produzido em grande quantidade entre 1940 e 1944, chegando as 13.000 unidades.

A sua versatilidade e utilidade criou uma grande série de modelos mais avançados como os M3 e os M9, sendo incorporados aperfeiçoamentos.

Fechando a Alameda, existe também a torre de um carro de combate leve M3 Stuart. Usado em grandes quantidades pelo EB durante e após a 2ª Guerra Mundial, esse valente blindado foi a base de várias experiências, desenvolvimentos e deu origem a novas versões desenvolvidas pela indústria brasileira.

Essa história pode ser encontrada em detalhes no livro  “O Stuart no Brasil” (M3 / M3A1 e derivados), de autoria de Paulo Bastos, Hélio Higuchi e Reginaldo Bacchi, e lançado pela Tecnodefesa Editorial.

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