O protótipo do sistema aéreo não tripulado VSR700 da Airbus Helicopters realizou seu primeiro voo em um centro de testes de drones perto de Aix-en-Provence, no sul da França.
O VSR700 realizou várias decolagens e pousos na sexta-feira, 8 de novembro, com o vôo mais longo com duração de cerca de 10 minutos.
De acordo com a autoridade de aeronavegabilidade que forneceu a liberação do voo, o VSR700 foi amarrado com cabos de 30 metros para garantir totalmente a zona de teste de voo.
As fases subseqüentes do programa de teste de voo agora evoluirão para o voo livre e abrirão progressivamente o envelope do voo.
“O VSR700 é um sistema aéreo não tripulado de pleno direito, aproveitando a vasta experiência da Airbus Helicopters em sistemas avançados de piloto automático e conhecimentos de engenharia para fornecer aos militares modernos novos recursos”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Este primeiro vôo do protótipo VSR700 é um marco importante para o programa, à medida que progredimos no demonstrador operacional da Marinha Francesa que realizará testes em 2021 em parceria com o Naval Group“.