
A Airbus Defence & Space irá testar um sistema de reabastecimento em voo (REVO) para o avião militar de transporte C295, cujo ensaio “úmido”, ou seja, com transferência de combustível para outra aeronave, ocorrerá ainda neste ano.
De acordo com a empresa, testes estáticos de controle do sistema tipo hose-and-drogue já foram realizados e os preparativos para esses mesmos testes em condições de voo estão em andamento.

O avião de transporte A400M da companhia também deverá ser habilitado para cumprir esse tipo de tarefa, contudo, o projeto está atrasado frente às necessidades dos usuários. A França, por exemplo, na condição de segunda compradora na lista de países que encomendaram o modelo, já tem intenção de encomendar aviões de transporte Lockheed Martin KC-130J como forma de atender essa necessidade.
O sistema REVO destinado ao C295 será instalado na linha de centro da cabine do interior da cabine de cargas. O sistema servirá notadamente para reabastecer helicópteros. A Airbus Defence & Space acredita que o dispositivo oferecerá mais uma opção de emprego da aeronave para os novos e atuais usuários do C295.

Conforme a empresa, 165 aviões C295 foram encomendados, sendo que 144 deles foram entregues e 142 estão em operação regular. Na América Latina; Brasil, Colômbia, Chile e México empregam o modelo.
Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global