Airbus programa primeira entrega de C295W para o Brasil

0
4148
(Imagem: Airbus D&S)

A Airbus Defence & Space planeja entregar o primeiro avião C295W (W-winglets) na versão SAR para a Força Aérea Brasileira (FAB) durante o primeiro trimestre de 2017, segundo informou a própria companhia.

Três unidades do C295W especialmente configuradas para missões de busca e resgate foram encomendadas em junho de 2014. Esses aviões irão se juntar às outras 12 unidades do C295 atualmente operacionais na FAB. De acordo com a Airbus D&S, o primeiro do novo pedido deveria ter sido entregue no final de 2014 e os motivos do adiamento ainda não foram divulgados.

O C295W está equipado com um sistema FITS (Fully Integrated Tactical System), tecnologia que a Airbus D&S esta oferecendo também na concorrência canadense FWSAR (Fixed Wing Search and Rescue), cujo propósito é selecionar um substituto para os veteranos C-130 Hercules e DHC-5 Buffalo da Força Aérea do Canadá. O contrato está avaliado em 3,2 bilhões de dólares canadenses.

A Airbus D&S disputa o bilionário contrato com a italiana Alenia que oferece o seu C-27J e com a Embraer Defesa & Segurança, que propõe o KC-390. O FWSAR já dura 14 anos e o governo do Canadá anunciou que o vencedor será anunciado até o final deste ano.

imagem-2-c295w-brasil
A FAB já emprega 12 unidades do C295, sendo três pertencentes ao Esquadrão Pelicano, que possuem provisões para missões SAR (Imagem: Agência Força Aérea/tenente Enilton Kirchof)

Adicionalmente, ainda para o FWSAR, a Airbus D&S também está oferecendo uma torre de sensores eletro-ópticos e infravermelhos Wescam MX-15 da L-3 Communications para integração no C295W, além de um radar com capacidade de cobertura de 360 graus de fornecedor não mencionado.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global