Airbus Manching possui um segredo muito bem guardado em dos hangares das instalações, o demonstrador do Programa LOUT ou Low Observable UAV testbed.
Tecnologia & Defesa visitou a imensa câmara anecóica onde esse sofisticado e secreto aparelho está sendo testado.
Considerado um passo a frente nas tecnologias stealth da Europa, o Programa LOUT tem ojetivos ambiciosos, um deles é desenvolver os requisitos e tecnologias que serão integradas ao futuro FCAS, o novo caça europeu previsto para substituir o Eurofighter Typhoon a partir de 2040.
Na demostração a que Tecnologia & Defesa tece acesso, após severas medidas de segurança, foi possível observar os principais pontos do programa em três eixos:
Redução de Assinatura
A ser alcançado em vários domínios
• Assinatura de radar (RCS baixo)
• assinatura IR (baixa emissão de IR)
• assinatura visual
• assinatura acústica
Contramedidas eletrônicas
Uso de meios como, por exemplo,
• Atolamento
• Decepção
• Aumento da assinatura
Controle de Emissão Eletromagnética
Inclui meios como, por exemplo,
• Gerenciamento de emissões
• Links de dados com técnica de espalhamento espectral
• Novos sensores com menor detectabilidade
Airbus trabalha em diversos aspectos dos recursos de LO. Alguns exemplos principais para conceber soluções equilibradas entre várias restrições:
• Aerodinâmica
• Eletrodinâmica
• Materiais e processos
• estrutural e ambiental
Os requisitos incluem um processo de design integrado a partir da necessidade operacional, e requisitos para o design do sistema, como demonstrado a seguir:
Eletromagnetismo computacional (CEM) para design LO (Low Observation)
• 20 anos de desenvolvimento da Airbus,
financiado pelo MoD alemão;
• Equipe principal da Airbus cooperando com
Institutos científicos e empresas especializadas
• Desempenho comprovado por vários benchmarks
& testes aplicados
Maturação tecnológica – Atividades vitais para manter
e estender competências de LO
• Design e fabricação
(com parceiros externos) de
LO hardware, materiais
& estruturas
• Identificação de emergentes
tecnologias disruptivas de LO
Verificação de assinatura, intervalos de teste – Vários ativos de teste de assinatura
do componente, simulando até assinaturas de aeronaves em grande escala
medições realizadas:
• Kit Tornado LO desenvolvido
• demonstradores e conceitos de design LOUT
• Design de sistemas sob responsabilidade do Eurofighter Typhoon e sua suíte de detecbilidade.
O demonstrador tem um wingspam de 12 metros, aparenta usar dois motores, e todas as antenas são integradas a estrutura da aeronave e harmonizadas eletromagneticamente. O bomb-bay e portas do sistema de trens de pouso seguem o mesmo padrão.
O cockpit de sensores, pequeno e com um canopy aerodinâmico em formato de lágrima, sugere um pacote de sensores miniaturizado capaz de atuar través das superfícies transparentes mostradas no design.
O LOUT usa exaustores achatados de desenho avançado, que reduzem a assinatura térmica e radar/eletromagnética. Entradas de ar dos motores (?) seguem o mesmo conceito.
Detalhes sobre performances, motores, agenda de voos e outros dados são classificados e não foram informados.