A Airbus Helicopters comercializou seu sistema de armas “HForce” no Singapore Airshow na semana passada e revelou que a Sérvia é o primeiro cliente.
Um acordo foi assinado no final de 2016 para nove helicópteros H145M, incluindo três para a Força de Polícia da Sérvia. As entregas começarão no final deste ano.
A empresa também está visando a Tailândia como um cliente adiantado.
HForce é escalável para qualquer helicóptero comercial no portfólio Airbus Helicopters, incluindo o H125, H145 e H225.
A oferta HForce compreende três camadas de configuração de armas: “reconhecimento armado”, “ataque leve balístico” e “ataque leve e balístico”.
A Sérvia está tomando a opção de ataque leve. Os Helicópteros da Airbus completaram recentemente um teste de tiro ao vivo dos foguetes guiados a laser Thales de 70 mm FZ275 de um H145M.
Mas o sistema central HForce, incluindo sensores, computador de missão e monitores, foi testado em vôo nos últimos 20 meses em um teste de teste H225M maior.
A empresa entregou cinco H145s para a Royal Thai Navy (RTN) em 2016, e helicópteros similares já estão em serviço com o Royal Thai Army (RTA). “Armar os H145 tailandeses faz parte das negociações iniciais do contrato com a RTN”, disse à AIN Christian Fanchini, chefe de marketing operacional. “Mas a questão é sempre o orçamento”, continuou ele.
A Airbus Helicopters vendeu mais de 300 H145s para o Exército dos EUA como o UH-72A Lakota. No entanto, Fanchini disse que os motores duplos da Turbomeca Arriel 1E2 da Lakota não são “suficientemente poderosos” para a opção mais pesada de arma guiada. Mas ele não exclui as vendas da (s) configuração (ões) HForce nos EUA
O Royal Thai Army possui seis EC145T2s para transporte VIP e outros seis Lakotas UH-72A dos EUA sob Vendas militares estrangeiras. Existem 213 helicópteros H145 que voam na Ásia-Pacífico, mas apenas 8% deles estão com clientes militares.