Airbus Helicopters apresenta o novo X4

0
2563
Foto 3 AirbusHelicop.Heli-Expo2015.
(Imagem: Airbus Helicopters)

A Airbus Helicopters estará presente na HAI Heli-Expo 2015, com a apresentação mundial de seu novo helicóptero bimotor X4 e com a inclusão de novas ofertas de suporte e serviços para seus clientes.

De acordo com a fabricante europeia, as novidades estão alinhadas ao Plano de Transformação da empresa, lançado com o objetivo de oferecer as mais eficientes soluções aos operadores de helicóptero do mundo.

“Encontramos nesta edição da HAI Heli-Expo a ocasião ideal para demonstrarmos nossa determinação em cumprir com nossos compromissos em matéria de satisfação do cliente, qualidade, segurança e competitividade”, explicou Guillaume Faury, presidente da Airbus Helicopters. “A participação nesta feira é o reflexo da transformação que temos empreendido e evidencia nossos esforços em desenvolver helicópteros de última geração e em oferecer serviços mais adaptados às necessidades dos clientes”, completou.

Foto 1 AirbusHelicop.Heli-Expo2015.
De acordo com a companhia, o X4 incorpora os últimos avanços aplicados em helicópteros de sua categoria. (Imagem: Airbus Helicopters)

O X4 será oficialmente apresentado no dia 03 de março. Trata-se do primeiro helicóptero da próxima geração que a companhia produz sob sua nova identidade e que, segundo a empresa, carrega os valores de integridade, agilidade, unidade e excelência.

Incorporando a expertise da marca em aerodinâmica, aviônicos, transmissão e concepção de pás e rotores, o totalmente novo biturbina médio é um helicóptero capaz de atender a uma ampla gama de missões civis e governamentais. “A apresentação do X4 ao público é um dos eventos mais esperados na Heli-Expo 2015 e nós estamos ansiosos em poder dividir com todos os profissionais nossa visão de futuro”, observou Faury.

A Airbus Helicopters também apresentará também uma gama de serviços inteiramente atualizados, com condições melhoradas de garantia e uma nova abordagem para o serviço de gestão de materiais e abastecimento de peças de reposição. Conforme a empresa, essa oferta está alinhada à prioridade do grupo em promover a satisfação dos clientes, com qualidade e performance, enquanto garante a segurança e disponibilidade operacional. A transformação da empresa já produz resultados visíveis, entre eles, o salto de duas posições em um ano na pesquisa promovida pela revista ProPilot, estando na terceira posição atualmente.

Foto 4 AirbusHelicop.Heli-Expo2015.
(Imagem: Airbus Helicopters)

Entre os produtos Airbus Helicopters expostos na Heli-Expo, está o EC175 configurado para o segmento oil&gas. Desde sua entrada em serviço, em dezembro, atuando em operações no Mar do Norte, o rendimento deste helicóptero superou as expectativas com uma taxa de disponibilidade de quase 90%, tendo já transportado 1.500 passageiros e acumulado mais de 250 horas de voo. Pertencente à classe de sete toneladas, está certificado conforme os padrões mais recentes de aeronavegabilidade e também apresenta suíte de aviônicos Helionix®, desenvolvido pela Airbus Helicopters.

Ainda na Heli-Expo, está exposto um EC130 T2 em configuração de turismo, helicóptero monoturbina com boa aceitação entre as companhias dedicadas ao turismo e voos panorâmicos. O rotor de cauda tipo Fenestron® contribui para o baixo nível de ruído durante a operação da aeronave, cuja espaçosa cabine modular tem espaço para sete passageiros, além do piloto.

O público também poderá conferir de perto um EC145 T2 na configuração EMS, destinado a serviços médicos de emergência e que pertence ao primeiro operador norte-americano do modelo. Entre as melhorias empregadas para otimizar missões que requerem voar em grandes altitudes e altas temperaturas (hot and high), estão o novo motor biturbina Arriel 2E com FADEC de duplo canal e o Fenestron, aliados às atualizações das caixas de rotor principal e de cauda, além da nova suíte de aviônicos Helionix®, agora integrada com piloto automático de quatro eixos.

O EC145 T2 está certificado pela EASA e pela FAA, e registrou sua primeira entrega em julho de 2014. Até o momento já foram fechados 140 pedidos para este modelo, incluindo a versão militar EC645 T2.

Ivan Plavetz