Airbus D&S transporta satélite SES-10 para Cabo Canaveral

0
1696

O SES-10, décimo satélite Eurostar construído pela Airbus Defence & Space para o operador de satélites SES, baseado em Luxemburgo, deixou as instalações da companhia em Toulouse, na França, e foi transportado para Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, de onde será lançado pela norte-americana SpaceX.

Este é o satélite de número 45 baseado na plataforma Eurostar E3000 e o décimo a utilizar propulsão elétrica para manter sua posição. A massa de lançamento do SES-10 é de 5.300 Kg e a potência é de 13kw. Ele ficará posicionado em uma órbita geoestacionária a 67 graus Oeste conforme acordo firmado entre a Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) e SES.

O satélite proporcionará para capacidade adicional de difusão de televisão direta e serviços comerciais no âmbito da América Central e do Sul, incluindo México e Caribe. Também vai transportar uma carga útil de banda Ku equivalente a 55 transponders de alta potência.

Além disso, o SES-10 está equipado com receptores de controle remoto, capazes de mudar a frequência com rapidez reforçando dessa forma a flexibilidade do enlace com o controle de terra. A vida útil nominal desse satélite é superior a 15 anos.

 

Ivan Plavetz