A Airbus Defence & Space finalizou a integração e conjunto de testes do satélite PerúSAT-1, primeiro satélite de observação da Terra construído para o Peru.
De acordo com a companhia, o veículo espacial encomendado pela peruana Comisión Nacional de Investigación y Desarrollo Aeroespacial (CONIDA), foi completado em 24 meses.
Ainda segundo a fabricante, o PerúSAT-1, baseado na plataforma compacta e altamente versátil AstroBus-S, observará a Terra mediante um revolucionário sistema de instrumento óptico de carboneto de silício com resolução de 70 centímetros.
Para a Airbus Defence & Space, a construção do PerúSAT-1 é um importante marco pois comprovou que é possível construir um potente e sofisticado satélite de observação da Terra em menos de dois anos. O processo Montagem, Integração e Provas (AIT conforme sigla em inglês) da instrumentação durou ao redor de oito meses, enquanto as etapas de construção da plataforma do satélite e validação técnica/operativa do sistema ocorreu em cinco meses cada uma.
A Airbus D&S informou que alcançou a marca graças à criação da Fábrica de Projetos ©, uma nova estrutura de trabalho mais integrada dentro da unidade de negócios Space Systems. Essa nova forma de trabalhar permite reduzir prazos de desenvolvimento e produção de satélites de até 500 Kg, bem como otimizar custos e calendário de fornecimento sem redução de qualidade.
Ivan Plavetz