A Airbus completou a integração do Cheops (Satélite de Caracterização de Exoplanetas – CHaracterising ExOPlanet Satellite), o primeiro satélite de missões curtas da Agência Espacial Europeia (ESA) que visa identificar as propriedades de planetas orbitando estrelas próximas.
O Cheops vai estudar esses planetas usando o telescópio Ricthey-Chrétien, fornecido pela Universidade de Bern, na Suíça.
No mês passado, foi integrado a uma plataforma já concluída, na fábrica da Airbus em Madri-Barajas.
Após a integração bem-sucedida, a espaçonave será enviada, no dia 9 de julho, à França, à Suíça e à Holanda para uma série de testes funcionais e ambientais para garantir que a espaçonave esteja pronta para o lançamento.
Depois disso, o satélite retornará a Madri para verificações finais antes de ser enviado para Kourou, na Guiana Francesa, para o lançamento.
O projeto do satélite, uma parceria entre a ESA e a Suíça, está caminhando conforme o planejado e deverá ser lançado até o final do ano, em um foguete Soyuz de Kourou.
A missão do Cheops vai analisar, por pelo menos três anos e meio, o trânsito de exoplanetas conforme eles passam na frente de suas estrelas.
Ele irá operar de uma órbita heliossíncrona, em uma altitude entre 650 e 800 km.