Entre os dias 9 a 12 de maio, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), organização militar subordinada a Diretoria de Fabricação (DF), realizou testes para certificação de viabilidade do sistema inercial de pontaria no morteiro pesado 120 mm (Mrt P 120 M2A1 R). As atividades ocorreram nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia.
Tratou-se de uma atividade em conjunto com a Empresa Safran Eletronics & Defense Brasil, produtora do equipamento, e o AGR para realização de testes de viabilidade reais da instalação do sistema inercial de pontaria no morteiro. O sistema funciona a partir de sensores giroscópios de última geração correspondentes aos três eixos do armamento em questão.
O sistema final atua coletando diversas informações que são automaticamente processadas, uma vez que o conjunto se comunica com Sistema Gênesis de Direção e Controle de Tiro, que propiciam o nivelamento correto dos mecanismos de direção do armamento, visando o alcance preciso dos alvos.
A utilização do Sistema de Pontaria Inercial, em caso de resultados positivos na bateria de testes a que foi submetido, poderá ter como consequências: o aumento significativo da capacidade tática no emprego do Mrt P 120 M2A1 R no teatro de operações, tendo em vista a celeridade e o processo automatizado dos procedimentos de pontaria do armamento, bem como, a maior capacidade de localização dos alvos com maior eficácia e contribuir para o constante aumento da capacidade operacional da Força Terrestre.
Arsenal de Guerra do Rio, há mais de 260: Tradição, Eficiência, Modernidade, em prol do Exército Brasileiro!
Fonte: Arsenal de Guerra do Rio
Respostas de 2
Olha olha,tecnologia sensivel sendo fornecida para nossas forças armadas,ate pouco tempo atrás essa tecnologia era negada para o brasil pelos paises da OTAN !!!
Qual a dificuldade em se colocar coifa em todos os capacetes dos soldados?