Aeroporto Internacional de Salvador ganha nova torre de controle

0
2071
A capital soteropolitana tem o maior movimento de tráfego aéreo do Nordeste. (Imagem: Divulgação)

A Força Aérea Brasileira (FAB) inaugurou a nova torre de controle do Aeroporto Internacional de Salvador.

Com equipamentos mais modernos, vai possibilitar uma melhor visualização das áreas de circulação de aeronaves, além de proporcionar aprimoramento no controle do espaço aéreo na região.

A inauguração da nova estrutura da torre de controle, que agora é a segunda mais alta do Brasil (66 metros), é uma das etapas de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A capital soteropolitana vai sediar dez jogos do torneio de futebol.

Segundo o comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), coronel-aviador Marcello Lobão Schiavo, com o advento dos Jogos Olímpicos, a frequência de pousos e decolagens aumentará ainda mais. “Essa nova estrutura e seus equipamentos modernos garantirão  mais segurança para os passageiros e melhores condições de trabalho para os controladores de voo da cidade”, disse.

Brigadeiro Aquino e capitão Drumond descerram a placa de inauguração da nova torre de controle. (Imagem: BASV)

Salvador possui o maior tráfego aéreo da região nordeste com  aproximadamente 105.000 operações de controle executadas durante o ano. A quantidade de aviões pousando e decolando coloca Salvador na 8ª colocação no ranking nacional de aeroportos no quesito movimento de passageiros.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tenente-brigadeiro do ar Carlos Vuyk De Aquino, a nova torre traz aspectos positivos para a cidade e para os passageiros. “Esse novo empreendimento permitirá uma maior segurança e fluidez nos pousos e decolagens no Aeroporto de Salvador, gerando maior pontualidade e economia nas operações aéreas”, destacou.

Ivan Plavetz