Aeronaves sem piloto: vem aí a UNVEX América 2016

0
1796
Imagem 1 UNVEX 2016
(Imagem: UNVEX América)

A versão latino-americana da UNVEX, evento ligado aos Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados (RPAS conforme sigla em inglês) ou drones como eram chamados primitivamente, abrirá as portas da sua terceira edição no próximo dia 31 de março como parte da Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE) em Santiago do Chile.

A UNVEX América 2016 terá dois cenários de exibição, sendo uma para manobras de RPAS de asas fixas e outra para aeronaves multirotores. As demonstrações dos primeiros, por suas características, serão incluídas dentro do show aéreo diário  da FIDAE, e os demais farão parte de uma programação diferenciada, podendo realizar exibições mais de uma vez por dia nas imediações das salas de conferências.

O evento conta com patrocínio das empresas Elbit, InSitu, Thales, Expal, EuroUSC e Textron, esta última representada pela chilena Aviasur. Durante a UNVEX haverá encontros com destacados representantes de Forças Armadas, usuários comerciais, fabricantes e universidades que mostrarão os últimos avanços das tecnologias envolvendo UAVs (Unmanned Aerial Vehicles) e RPAS, bem como farão conferencias sobre a matéria.

Imagem 2 UNVEX 2016
Mercado de RPAS cresce rapidamente na América Latina. (Imagem: UNVEX América)

O mercado de aeronaves remotamente pilotadas vem adquirindo consistência e crescido de forma exponencial nos últimos anos, especialmente com o desenvolvimento de plataformas, dispositivos e sistemas para aplicações tanto civis como militares. De acordo com a promotora do evento, a UNVEX tornou-se ponto de encontro referência para empresas e profissionais da área.

A América Latina por suas características orográficas é uma zona na qual os RPAS ou drones tem um enorme futuro por suas múltiplas aplicações, começando pelas emergências, passando pela proteção de recursos naturais e chegando às atividades de mineração e cartografia.

Os promotores da UNVEX América 2016 destacam que, como foro, a mostra constitui oportunidade única para conhecer e promover o desenvolvimento da tecnologia, incluindo sua legislação e regulamentação a nível nacional  e regional.

Ivan Plavetz