- Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA – UFMG)
Um dos maiores projetistas de aeronave do Brasil, Joseph Kovacs, renomado professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e chefe de projetos da Embraer durante muitos anos, foi o responsável por projetar o treinador acrobático biplace PTX K-51 “Peregrino”, prefixo PP-XLI (ver imagem da capa do relatório de projeto), aeronave experimental que demandou mais 10 anos em construção até realizar seu primeiro voo, data que será comemorada em novembro próximo.
![](https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/07/josekovacs.jpg)
Após duas décadas de uso intenso, Otávio Kovacs, filho de Joseph, decidiu que a máquina merecia uma revisão mais detalhada para corrigir desgastes inerentes ao voo acrobático.
O problema mais relevante apareceu no sistema de combustível, originalmente composto por dois tanques de alumínio feitos sob medida para o avião e montados na fuselagem dianteira.
Esses componentes apresentavam frequentes microtrincas.
A correção do problema em si não é algo complicado, mas o trabalho de remoção dos tanques sim, pois o avião precisaria ser parcialmente desmontado.
Por orientação do renomado professor Paulo Iscold, do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA – UFMG), foi adotado como solução o projeto e fabricação de novos tanques de combustível em fibra de carbono, para substituir os de alumínio.
Para executar esse trabalho, o trio de engenheiros da Advantage foi contratado (Julliardy Matoso, Matheus Ganem, Rodrigo Torres).
A empresa de engenharia, gestada dentro do CEA UFMG*, desenvolve e fabrica projetos de modificação para aeronaves e presta serviços de consultoria.
O trabalho no K-51 abrangeu desde as definições dimensionais compatíveis com a célula do avião, o projeto funcional (alimentação e respiro para voos normal e invertido), o projeto estrutural até melhorias no método de fixação. Também foram feitas novas caixas de bateria e uma nova carenagem para cobrir o tanque.
O resultado foi um sistema mais leve, resistente e confiável!
* O Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (CEA) tem a função reunir e apoiar todas as atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelos professores e alunos da ênfase em Engenharia Aeronáutica da UFMG. Dentre estas atividades, uma destaca o CEA e o Curso de Engenharia Aeronáutica da UFMG dos outros cursos brasileiros, o desenvolvimento e operação de protótipos de aeronaves. Esta prática, aconselhada por diversos projetistas e adotada ha anos nas universidades alemãs, apresenta diversas vantagens no ensino da engenharia: criatividade de projeto, capacidade de concretização de idéias, prática no gerenciamento de recursos, ligação entre o projeto e a construção, trabalhos em equipe, responsabilidade no trabalho dentre diversas outras capacidades que podem ser exploradas neste ramo da engenharia.