Entre os dias 13 e 15 de setembro, a Força Aérea do Chile (FACh) realizou o exercício militar ADEX-III (“Air Defence Exercise”) buscando aumentar o grau de prontidão operacional das tripulações de aeronaves de combate e apoio ao combate, realizando ações táticas em diferentes cenários juntos interagir com meios de outras Brigadas Aéreas e verificar as capacidades de vigilância aérea e comando e controle.
A partir da Base Aérea de Pudahuel, em Santiago, operaram os caças F-16, do Grupo de Aviação Nº 3, de Iquique, e Grupos de Aviação Nº 7 e Nº 8, de Antofagasta; aeronave A-36 Toqui, do Grupo Aviação nº 1, de Iquique; Aeronaves F-5 Tiger III, do Grupo de Aviação Nº 12, de Punta Arenas; e aeronaves de Apoio ao Combate KC-135R, KC-130R e E-3D Sentry Mk1 (recém incorporado) do Grupo de Aviação Nº 10.
O objetivo do exercício ADEX-III é treinar aviadores militares no planejamento, execução e controle de Operações Contra Forças de Superfície, Operações Ofensivas e Defensivas Contra Força Aérea, e Operações de Comando e Controle Aerotransportado na área jurisdicional da IIª Brigada Aérea.
Esse tipo de exercício permite medir o grau de prontidão operacional institucional, cujos resultados contribuem para a melhoria dos programas de instrução e treinamento. Além disso, graças aos modernos equipamentos de busca, reconhecimento e transferência de dados em tempo real, a Instituição coloca à prova esta tecnologia, que é utilizada para ajudar os cidadãos em situações de emergência.
Fonte e Imagens: Força Aérea do Chile