Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) marca presença na Eurosatory 2024, a mais importante exposição global de Defesa e Segurança, que acontece de 17 a 21 de junho, no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte. Realizado bienalmente em Paris, o evento é uma plataforma que reúne os principais especialistas e empresas do setor, oferecendo uma vitrine exclusiva para as mais recentes inovações e soluções tecnológicas.
A indústria brasileira será representada por 14 empresas. Destas, 11 estarão alocadas no Estande Brasil, viabilizado pelo projeto setorial Brazil Defense, coordenado pela ABIMDE, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.
Nesta edição, haverá uma delegação do MD com participação do coordenador-geral na Divisão de Promoção Comercial, do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Andrade Garcia. Os representantes da ABIMDE serão o presidente do conselho administrativo, dr. Roberto Gallo, o diretor-executivo, coronel Armando Lemos, e o coordenador de projetos, Miquéias Silva.
São expositoras no Estande Brasil: a AEL Sistemas; a ARES; a Akaer; a Atech; a BCA Ballistic Protection; a Condor S.A. Indústria Química; a CSD – Componentes e Sistemas de Defesa; a ELO Componentes Electroquímicos; a GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos; a M & K Assessoria, Exportadora e Importadora; a RF COM Sistemas Ltda; e a Vertical do Ponto Indústria e Comércio de Paraquedas.Além dessas, participam com estandes individuais a Mac Jee, a Taurus e a CBC, ampliando a representatividade do país no cenário internacional.
A Eurosatory é reconhecida como a feira mais proeminente para profissionais de Defesa e Segurança. Em sua última edição, o evento contou com a presença de 1.743 expositores de 62 países, 39 pavilhões nacionais e atraiu 62 mil visitantes de 150 países. Além disso, participaram 250 delegações oficiais de 96 países, com a realização de 300 palestras internacionais e 100 conferências.
O evento oferece uma plataforma única para a troca de conhecimentos entre fabricantes, empresas iniciantes, especialistas, governos, instituições internacionais e ONGs. Os participantes têm a oportunidade de descobrir o estado da arte em inovação e obter informações sobre as perspectivas e desenvolvimentos do setor.
A exposição deste ano enfatiza a necessidade de inovação e resiliência frente a um cenário global desafiador, marcado por pandemias, conflitos entre estados e a urgente necessidade de transição ecológica.Os quatro pilares estratégicos da Eurosatory são:exposição internacional e tecnológica; foco em negócios e percepções; inovação e soluções futuras e respostas a múltiplas crises.
“A Eurosatory é uma oportunidade única para as empresas brasileiras de defesa e segurança mostrarem suas capacidades ao mundo, estamos orgulhosos de representar um setor tão dinâmico para a segurança global. Este ano estamos focados em promover colaborações internacionais que fortaleçam nossa habilidade de enfrentar os desafios emergentes”, destacou o coronel Lemos.
Em seus 55 anos de história, a exposição acompanhou os desenvolvimentos globais na esfera de Defesa e Segurança. Nesse novo mundo, os governos terão que fortalecer suas capacidades para lidar com uma gama cada vez maior de ameaças: desastres humanitários e ambientais resultantes de riscos sanitários, climáticos, naturais ou industriais, violência dentro das sociedades, terrorismo, novos paradigmas de conflitos armados e ataques cibernéticos.
Para a edição de 2024, a Eurosatory está escrevendo um novo capítulo em sua história e acompanhando as transformações globais por meio de um foco triplo em Defesa, Segurança e resposta a múltiplas crises. Do ponto de vista da exposição, isso significa permitir que cada nação tenha meios para se defender e garantir a segurança de sua população em meio a essa nova ordem mundial.
BRAZIL DEFENSE
O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro (Brazil Defense) tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas.
Sob a direção conjunta da ABIMDE/ Apex Brasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.
Texto: Gisele Bastos / Rossi Comunicação