A RAAF conecta automaticamente um KC-30A a um Airbus A310 MRTT

  • Airbus realiza o primeiro contato automático de reabastecimento ar-ar do mundo com aeronaves de grande porte.

A Airbus Defence and Space seguiu a sua conquista anterior ao demonstrar o reabastecimento automático de um caça com.

Dessa vez ela realizou a mesma operação com um grande avião receptor conectando-se a outro grande avião tanque.

Em uma operação conjunta com a Real Força Aérea Australiana (RAAF), que está colaborando com a Airbus no desenvolvimento dessa tecnologia pioneira, o A310 da Airbus realizou sete contatos automáticos com um MRTT RAAF KC-30A, também fabricado pela Airbus

O sistema não requer nenhum equipamento adicional no receptor e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador, melhorar a segurança e otimizar a taxa de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para maximizar a superioridade aérea (tempo de permanência on-station).

A Airbus começou a trabalhar no sentido de introduzir o sistema no atual A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) de produção.

Durante a aproximação inicial do receptor, o controle da lança é realizado pelo operador de reabastecimento aéreo (ARO) do tanqueiro, como de costume.

Técnicas passivas inovadoras, como o processamento de imagens, são usadas para determinar a posição do receptáculo de reabastecimento do avião receptor e, quando o sistema automatizado é ativado, este mantém a lança alinhada com o receptáculo do receptor.

O feixe telescópico dentro da lança pode ser controlado de várias maneiras, incluindo: manualmente pelo ARO; um modo de manutenção de distância relativo; ou o modo automático completo para executar o contato.

No voo realizado no dia 20 de junho na costa sul da Espanha, o tanqueiro A310 realizou os sete contatos programados durante um período de teste de duas horas.

David Piatti, que novamente atuou como Airbus Test ARO, ou “boomer”, no A310, disse: “Foi extremamente impressionante ver com que precisão o sistema A3R rastreia o receptor. Pode ser muito útil poder reabastecer outro navio-tanque ou transporte, por exemplo, para estender seu alcance de desdobramento ou evitar levar combustível de volta à base, mas também é uma operação desafiadora e esse sistema tem o potencial de reduzir a carga de trabalho e o risco envolvido. ”

O ensaio foi conduzido em conjunto com os pilotos de teste e engenheiros de teste de voo da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves da RAAF (ARDU).

O chefe de esquadrão, Lawry Benier, diretor executivo da ARDU, disse que a RAAF estava ajudando a Airbus Defence & Space no desenvolvimento de A3R e outras tecnologias para aumentar a utilidade do KC-30A dentro de um campo de batalha.

 

“É muito encorajador vir para a Espanha e ver o progresso que foi feito com o A3R, e poder testemunhar em primeira mão o reabastecimento do nosso KC-30A”, disse Benier.

“O reabastecimento de grandes receptores é um papel que a RAAF tem conduzido extensivamente em operações e exercícios, permitindo-nos ampliar o alcance e a capacidade de resposta de nossa frota de mobilidade aérea, bem como manter as aeronaves de vigilância no ar por mais tempo”.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Comentários

DISPONÍVEL