A RAAF conecta automaticamente um KC-30A a um Airbus A310 MRTT

  • Airbus realiza o primeiro contato automático de reabastecimento ar-ar do mundo com aeronaves de grande porte.

A Airbus Defence and Space seguiu a sua conquista anterior ao demonstrar o reabastecimento automático de um caça com.

Dessa vez ela realizou a mesma operação com um grande avião receptor conectando-se a outro grande avião tanque.

Em uma operação conjunta com a Real Força Aérea Australiana (RAAF), que está colaborando com a Airbus no desenvolvimento dessa tecnologia pioneira, o A310 da Airbus realizou sete contatos automáticos com um MRTT RAAF KC-30A, também fabricado pela Airbus

O sistema não requer nenhum equipamento adicional no receptor e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador, melhorar a segurança e otimizar a taxa de reabastecimento ar-ar (AAR) em condições operacionais para maximizar a superioridade aérea (tempo de permanência on-station).

A Airbus começou a trabalhar no sentido de introduzir o sistema no atual A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) de produção.

Durante a aproximação inicial do receptor, o controle da lança é realizado pelo operador de reabastecimento aéreo (ARO) do tanqueiro, como de costume.

Técnicas passivas inovadoras, como o processamento de imagens, são usadas para determinar a posição do receptáculo de reabastecimento do avião receptor e, quando o sistema automatizado é ativado, este mantém a lança alinhada com o receptáculo do receptor.

O feixe telescópico dentro da lança pode ser controlado de várias maneiras, incluindo: manualmente pelo ARO; um modo de manutenção de distância relativo; ou o modo automático completo para executar o contato.

No voo realizado no dia 20 de junho na costa sul da Espanha, o tanqueiro A310 realizou os sete contatos programados durante um período de teste de duas horas.

David Piatti, que novamente atuou como Airbus Test ARO, ou “boomer”, no A310, disse: “Foi extremamente impressionante ver com que precisão o sistema A3R rastreia o receptor. Pode ser muito útil poder reabastecer outro navio-tanque ou transporte, por exemplo, para estender seu alcance de desdobramento ou evitar levar combustível de volta à base, mas também é uma operação desafiadora e esse sistema tem o potencial de reduzir a carga de trabalho e o risco envolvido. ”

O ensaio foi conduzido em conjunto com os pilotos de teste e engenheiros de teste de voo da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves da RAAF (ARDU).

O chefe de esquadrão, Lawry Benier, diretor executivo da ARDU, disse que a RAAF estava ajudando a Airbus Defence & Space no desenvolvimento de A3R e outras tecnologias para aumentar a utilidade do KC-30A dentro de um campo de batalha.

 

“É muito encorajador vir para a Espanha e ver o progresso que foi feito com o A3R, e poder testemunhar em primeira mão o reabastecimento do nosso KC-30A”, disse Benier.

“O reabastecimento de grandes receptores é um papel que a RAAF tem conduzido extensivamente em operações e exercícios, permitindo-nos ampliar o alcance e a capacidade de resposta de nossa frota de mobilidade aérea, bem como manter as aeronaves de vigilância no ar por mais tempo”.

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