A primeira mulher a assumir o comando de uma OM operacional

0
3293
Foto 2 1ªM.C.EB.
A major Yamar é a primeira mulher a assumir o comando de uma Organização Militar Operacional do Exército Brasileiro. (Imagem: Exército Brasileiro)

A major Yamar Eiras Baptista, do Serviço de Saúde, entrou para a história do Exército Brasileiro ao se tornar a primeira mulher a assumir o comando de uma Organização Militar Operacional, o hospital de campanha “Hospital Oswaldo Cruz”.

Nascida em 24 de maio de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e incorporada nas fileiras do Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1997, a major Yamar realizou cursos no Brasil, Alemanha, Suíça e Israel. Desempenhou funções de comandante do Destacamento de Saúde Paraquedista da Brigada de Infantaria Paraquedista, chefe da Seção de Saúde do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, subcomandante do Hospital de Guarnição de Florianópolis e chefe do Fundo de Saúde do Exército.

A solenidade de assunção de comando foi prestigiada pelo chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Comando Logístico, general-de-divisão Eduardo Arnaud Cypriano, pelo comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), general-de-brigada Eduardo Antônio Fernandes, e pelo comandante da Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), general-de-brigada Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo.

Ivan Plavetz