A Nigéria e o Super Tucano

De acordo com nota publicada no portal da Força Aérea da Nigéria (NAF conforme sigla em inglês), o governo brasileiro aprovou a venda de três aviões de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano ao país africano.

Ainda conforme o texto, o Ministério da Defesa do Brasil autorizou a transferência das aeronaves pertencentes ao inventário da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Embraer Defesa e Segurança, afim de prepara-los para entrega ao cliente africano.

A aquisição dos A-29 faz parte do esforço da NAF para fortalecer as capacidades operacionais, e para enfrentar insurgências e militantes da guerrilha que agem naquele país. A intenção das autoridades militares da Nigéria em adquirir Super Tucanos surgiu em 2015, e o montante financeiro para concretização da compra foi disponibilizado no orçamento de 2016.

Uma equipe de oficiais da NAF deverá visitar o Brasil para inspecionar as aeronaves. O prazo de entrega não foi mencionado na nota, sendo informado apenas que será efetivada “dentro de um prazo razoável”.

Por outro lado, a NAF informou que a Nigéria pretende adquirir A-29 adicionais, mas agora novos de fábrica através dos Estados Unidos. Procurada pela reportagem de T&D, a Embraer até o momento não confirmou a efetivação do negócio.

 

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

Comentários

DISPONÍVEL